Saúde e Beleza
Nutrição

Alimentar o amor a dois

Qui, 20/02/2020 - 08:00

É mais fácil ter uma alimentação saudável quando é partilhada a dois, equilibrada e simples, rica em legumes, verduras e frutos.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

Para começar a refeição, faça uma entrada de bruscheta com rebentos de espargos verdes e queijo ricotta, tão simples. Num tabuleiro ponha os rebentos de espargos temperados com sal e pimenta, regados com azeite virgem.

Num grelhador leve a tostar dos dois lados fatias de pão caseiro. Esfregue um dente de alho sobre o pão tostado. O alho favorece a circulação sanguínea e fortifica o organismo. Para contrariar o hálito que provoca, basta mastigar salsa, ou comer uma maçã, ou dois grãos de café, ou espremer um limão e beber o seu sumo.

Sobre cada fatia de pão ponha uma fatia de queijo ricotta, um ou dois rebentos de espargos assados, salpique com azeite e enfeite com folhas de manjericão e erva-doce.

Para o prato principal faça um delicioso esparguete com favas e limão. A fava é a mais nutritiva das leguminosas e possui virtudes afrodisíacas, dizia-se... 

Enquanto a massa e as favas cozem, numa caçarola ponha azeite, alho, malaguetas secas, raspa de limão, sal e pimenta. Deixe refogar ligeiramente em lume baixo até o alho ficar macio, mas branco.

Sobre o esparguete coloque as favas, a mistura do azeite, a água do esparguete que guardou, sumo de limão e folhas de manjericão e erva-doce. Aqueça tudo em lume brando, envolvendo todos os ingredientes na massa.

Sirva com um fio de azeite e polvilhe com pinhões e um pouco de noz moscada, por cima.

Acompanhe a refeição com um vinho tinto suave e no final com um belo chocolate negro, em forma de coração, para acompanhar o café.

O chocolate negro estimula a circulação sanguínea e também liberta endorfinas que são neurotransmissores do bem-estar.

Todos os dias são bons para alimentar o amor a dois, O papel de conselheiro alimentar também cabe ao nutricionista!

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram