Saúde e Beleza
Nutrição

A alimentação dos adolescentes

Sáb, 09/05/2020 - 09:10

Os adolescentes saudáveis, com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos são os que se alimentam de forma mais racional entre todas as faixas etárias! Ainda assim, estes jovens desenvolvem frequentemente gostos pessoais cujas características devem ser tomadas em conta.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

 

Se possui em casa um congelador, os jovens em idade escolar podem preparar uma vez por semana a sua própria sanduíche para o lanche, envolvê-la em papel de alumínio e guardá-la para o momento oportuno. Mas nunca devem esquecer de comer fruta fresca com as sanduíches preparadas por elas.

Muitos adolescentes têm dificuldade em levantar-se cedo, ficando assim reduzido o tempo do pequeno almoço. Para evitar todas as censuras desagradáveis, costumam dizer simplesmente: «Não tenho fome, de manhã não consigo comer nada!».

Mas deve ser prestada especial atenção ao pequeno-almoço, a refeição mais importante do dia, que deve ser abundante e variado, tomado sem pressas.
Também com frequência surgem outras dificuldades, mais com as filhas do que com os filhos, que um dia decidem passar a comer pouco, ou saltar refeições, para atingir o seu sonho de figura esbelta e ideal.

Cenas familiares, discursos razoáveis, proibições, castigos e boas palavras apenas servem de enervamento e raramente fazem entrar na razão o «jovem-jejuador». Este deve ser tratado como aquelas crianças que normalmente não sentem fome ou não têm vontade de comer, apelando ao seu bom senso e chamando-lhe a atenção para a importância dos alimentos que são ricos em vitaminas e proteínas, essenciais para o seu crescimento em saúde.

Faça sempre com que a sua filha, ou o seu filho, tome muitos sumos de fruta na adolescência e, sempre que possível, deite-lhe uma colher de cereais integrais numa tijela de leite ou com um iogurte magro.

Prepare-lhes pratos à base de requeijão, iogurte natural e cremes vegetais, ofereça-lhes saladas salpicadas com azeite extra virgem e polvilhadas de frutos secos e convença-os de que a fruta e o pão integral com uma fatia de queijo fresco e outra de alface são dos produtos de beleza mais naturais, mais saudáveis e mais baratos que se pode ter em casa para usar ao pequeno-almoço, ao almoço, ao jantar, e quando mais apetece!

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram