Saúde e Beleza
Nutrição

A água sacia, por isso ajuda a emagrecer

Sáb, 10/04/2021 - 09:10

Além da mineral, podemos falar de água da torneira que é, em Portugal, geralmente potável.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

A água desempenha um papel vital no nosso corpo e representa cerca de 60 % a 70% do nosso peso total. Podemos deixar de comer durante vários dias e até algumas semanas: o corpo vive então das suas reservas. Mas não podemos passar sem água mais do que poucos dias. A água renova-se no nosso organismo em permanência, de onde resulta a necessidade de a bebermos continuamente. Diferentes mecanismos hormonais regulam o volume de água no corpo para que permaneça sempre estável.

Raros são os desportistas, amadores em particular, que se hidratam corretamente: é preciso beber água antes, durante e após o exercício físico. A água perdida em forma de suor deve ser compensada para se evitar o risco de desidratação. A maioria das pessoas bebe pouca água, ou nenhuma, quando a quantidade mínima deve ser de 2,5 litros de água por dia. E não precisa ser engarrafada, pode perfeitamente ser a água da torneira!

Aquilo a que geralmente chamamos "dureza" da água da torneira é o seu título hidrotimétrico que consiste na sua concentração em cálcio e magnésio. Esse valor deve estar compreendido entre 12o e 15o. A partir de 30o diz-se que a água da torneira é "dura", o que é nocivo para as canalizações e para os aparelhos domésticos, mas já não o é para o organismo humano pois fornece-lhe esses sais minerais. Uma água da torneira "dura" demais, pode modificar o odor das infusões, chá ou café. Por isso essas bebidas devem antes ser preparadas com água mineral natural pobre em minerais.

Os nitratos que se encontram na água da torneira devem estar ligeiramente abaixo dos 50 mg/litro. Em muitas regiões agrícolas, esse patamar é muitas vezes ultrapassado. Para além de 100 mg, a água da torneira torna-se imprópria para consumo. Nunca se devem fazer os biberões com água da torneira. As mulheres grávidas que vivem nas regiões agrícolas devem utilizar água engarrafada.

O chumbo que a água da torneira possa conter, é tóxico pois acumula-se no organismo que dele não necessita. Durante séculos a água da torneira era canalizada em tubagem de chumbo. Uma diretiva europeia de 2013 impôs que o teor máximo em chumbo da água da torneira deve ser inferior a à 10 µg/litro. As companhias de fornecimento começaram a partir dessa data a mudar toda aquela tubagem. Se mora numa casa antiga com canalização em chumbo, faça sempre correr um pouco a água da torneira antes de a beber, sobretudo de manhã, ao levantar: a água parada na canalização pode ter-se misturado com esse metal.

Do ponto de vista nutricional, podemos consumir diariamente água da torneira sem qualquer receio, a não ser que o seu gosto a cloro seja muito intenso, o que é raro, e em especial se é demasiado rica em nitratos. A água da torneira contribui para as necessidades do organismo em cálcio e em magnésio. Os níveis são variáveis, mas quando a água é "dura, é quando os possui em maior grau ou quantidade.

Beber água em suficiência é tão importante quanto ter uma alimentação saudável, pois além de hidratante é saciante e ajuda a perder peso e a eliminar a gordura em excesso.

 

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail [email protected] poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

Siga a Nova Gente no Instagram