Saúde e Beleza
Nutrição

Adoçar o corpo amarga o coração

Qui, 13/02/2020 - 08:00

Para prevenir as doenças do coração, um regime alimentar saudável deve fazer parte do seu dia-a-dia, sabendo quais os alimentos a evitar e quais aqueles que são bons para si.

Artigo de opinião

Por Dr. Tomás Barbosa, Nutricionista

 

Um doce dificilmente se recusa... O nosso cérebro é muito guloso...
Mas para não aumentar em peso e gordura, os maiores responsáveis de morte por problemas cardiovasculares, o açúcar deve ser consumido com moderação.

O açúcar participa na formação da gordura corporal e torna-se responsável pelo excesso de peso, ou mesmo pela obesidade, o que é extremamente perigoso para o coração.

Essencialmente, o excesso de açúcar provém das bebidas. A maioria das pessoas julga que o açúcar existe principalmente na doçaria e por isso tem uma especial atenção com o chocolate, os rebuçados, os doces, os bolos e bolinhos. Porém, na maior parte do açúcar consumido em excesso, cerca de 80%, provém das bebidas.

O álcool é um açúcar na origem que volta a ser açúcar no organismo!

O consumo normal de bebidas alcoólicas pode representar 5% das calorias diárias. Multiplicando por 7 dias na semana, 30 dias no mês, ou por 365 dias no ano, são muitas calorias. Quanto aos que bebem mais que o normal, pode chegar a representar 10% e mais das calorias diárias. É o que explica o grande número de "pneus" ou "barrigas de cerveja" na população masculina.

Também os sumos de fruta, que não sejam naturais, são puros concentrados de açúcar. É preferível beber o sumo de uma laranja espremida no momento, do que servir-se de um grande sumo de fruta engarrafado ou empacotado. Os refrigerantes, gaseificados ou não, são também açúcar concentrado. Escolha antes bebidas "light", "diet", “0%” e sem açúcar. Não são o ideal, mas sempre fazem menos mal. Com isso economiza muitas calorias e zela pelo seu coração.

Tenhamos problemas cardíacos ou não, controlar a ingestão de açúcar é fundamental  quando se quer ter um coração em forma.

Na minha prática clínica elaboro sempre um plano alimentar “feito à medida”, tendo em conta as necessidades energéticas próprias de cada pessoa, o seu estado de saúde geral, o peso corporal, a percentagem de massa gorda no organismo, e conjugo ainda tudo isto com os gostos pessoais, individuais e particulares.

 

Tire as suas dúvidas

Sabia que pode tirar as suas dúvidas sem se quer sair do sofá? Pois, é verdade. Através do e-mail saude.novagente@worldimpalanet.com poderá ter a resposta que precisa para o seu estado de saúde.

O tempo de resposta ao mesmo vai depender do volume das mensagens recebidas dos leitores.

 

Texto: Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

Siga a Nova Gente no Instagram