Nacional
Nuno Markl

O apelo emocionante sobre jovem com cancro que precisa de transplante de medula

Seg, 13/04/2020 - 20:30

Luís Costa, mais conhecido por DJ Magazino, está a lutar contra uma leucemia e o único tratamento possível é o transplante de medula. Apelo do dj está a comover a mobilizar.

Luís Costa, mais conhecido como DJ Magazino, tinha revelado no final do ano passado estar a lutar contra uma leucemia. Esta semana, o músico partilhou com os seus seguidores as más notícias: precisa de um transplante de medula e Nuno Markl fez questão de lhe dar voz.

«Tal como já me vinha mentalizando, a biópsia concluiu que a minha medula óssea está a produzir mas de 90 por cento de células cancerígenas. Não me resta outra hipótese que não seja transplante de medula», explica Luís. O irmão do DJ tem «25 por cento de hipóteses» de ser compatível. «Só sei daqui a um mês e meio, dois. Se não for compatível, tenho de ver na base dados mundial se alguém é compatível para me salvar a vida», explica.

Luís Costa tem ainda de enfrentar a quimioterapia antes sequer de pensar em ser transplantado. «Tenho-me sentido melhor, sobretudo a nível mental. Tenho de recuperar a 200%, quase como nunca tive para aguentar o embate que é a quimioterapia que vou fazer durante um mês antes do transplante». O DJ conta ainda que já recuperou cinco dos 15 quilos que perdeu.

O apelo de Markl

O apelo à doação de medula comoveu Nuno Markl que, no seu Instagram, partilhou a história de Luís Costa e explicou aos seus seguidores como podem tornar-se doadores de medula.

«O artista conhecido como DJ Magazino tem atravessado heroicamente uma leucemia crónica e, como pode ser visto nas suas redes, não perde o entusiasmo, nem o sentido de humor. Ele está a viver esta saga pessoal no meio de outra saga que todos atravessamos, o que complica as coisas. Mas há maneiras de o ajudar, numa altura em que a mais recente biópsia revela que a sua medula óssea está a produzir uma percentagem elevada de células cancerígenas. Isto significa que a leucemia do Luís passou de crónica a aguda, precisando agora de um transplante de medula», escreveu Markl.

O comunicador explica então os passos para ser dados de medula, que reproduzimos aqui com os respetivos links úteis.

Quem pode ser dador?

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso mínimo de 50kg;
  • Altura superior a 1,5m;
  • Ser saudável;
  • Nunca ter recebido transfusões após 1980

Como pode tornar-se dador?

  • É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;
  • Preenche-se formulário disponível nos locais de recolha móvel ou nos locais de recolha permanente entre os quais se incluem os 3 Centros de Histocompatibilidade (sff consultar as Notas da APCL sobre Locais fixos e Brigadas móveis para recolha).
  • No local de recolha, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada;
  • Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worlwide;
  • Em qualquer altura poderá ser contactado pelo CEDACE para teste adicionais, caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro;

Onde pode tornar-se dador?

Consulte o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia para conhecer os locais fixos e as brigadas móveis

Luís Costa fez questão de reforçar que, durante o estado de emergência nacional, e enquanto as fronteiras estiverem fechadas, tanto ele como todos os doentes à espera de transplantes estão restritos às doações feitas em território nacional. «Enquanto o coronavírus estiver no ar, é impossível ter dadores de outro país, não têm maneira de chegar a Portugal, assim sendo quem precisar de transplante de medula óssea só pode contar nos próximos tempos com dadores nacionais mais uma vez».

 

Texto: Raquel Costa; Fotos: Reprodução redes sociais

 

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram