Nova Gente

Nova Gente
A última conversa com o filho... e o silêncio

Saiba o que Judite Sousa nunca contou. A jornalista recorda a morte do filho e a última conversa com André. Na NOVA GENTE desta semana fique ainda a par da história que envolve o tio de Maria Cerqueira Gomes e o patrão da TVI.

Publicacao: Nova Gente
Edição Número: 2420
Data de Publicação: 21-01-2023

 Judite Sousa - Jornalista faz novas revelações sobre a morte do filho

 Judite Sousa lançou um novo livro com desabafos e histórias nunca antes contadas sobre a morte do filho, em 2014. A última conversa com André, os pedidos insistentes de Marcelo Rebelo de Sousa, a morte da sogra, a depressão profunda, a solidão e o sofrimento psicológico, a entrevista a Cristiano Ronaldo, a ausência do pai e os traumas que carrega desde a infância, o retiro espiritual em Itália e como a atriz Custódia Gallego, mesmo sem saber, lhe deu “algum conforto e apaziguamento”. Estes são alguns dos temas abordados pela jornalista em Pedaços de Vida.

O livro foi escrito mais intensamente nos últimos seis meses, mas os seus textos, divididos em 26 capítulos, “foram pensados, calmamente, ao longo dos últimos três anos”. “A ausência está sempre presente no meu presente”, escreve Judite Sousa no início da obra, editada pela Penguin e nas bancas desde o passado dia 23. Parte das 200 páginas é dedicada à forma como a ex-pivô da CNN Portugal, de 62 anos, olha o mundo que a rodeia e se olha a si mesma desde a morte, a 29 de junho de 2014, do único filho.

A última conversa que teve com André, revela, aconteceu quatro dias antes do seu falecimento. Era meio da tarde de uma quarta-feira. “Disse-me: ‘Mãe, acabei de comprar o fato que vou levar ao casamento do [amigo] Francisco.’ Trocámos algumas palavras sobre a roupa escolhida e despedimo-nos com um beijinho. Como sempre”, recorda, adiantando que investiu na profissão por acreditar “que iria obter retorno e isso” lhe iria permitir dar ao filho “condições de vida que fizessem dele um adulto bem formado, preparado, realizado e feliz”. 

Leia tudo o que está no livro agora lançado por Judite Sousa na NOVA GENTE já em banca.

Texto: Ana Filipe Silveira

 

Isabel Figueira - Assume depressão após divórcio

Isabel Figueira sofreu uma depressão há cerca de 12 anos e já falou publicamente sobre o tema da saúde mental. Naquele período difícil, a atriz, de 42 anos, chegou a automedicar-se para dormir e contou agora num podcast que foi a psicoterapia que a salvou da situação de “burnout” em que se encontrava.

“Recebi ferramentas através da psicoterapia. É muito importante e toda a gente devia fazer, não só quem está numa fase difícil”, começou por dizer, lamentando o facto de as pessoas ainda tratarem a psiquiatria e a psicoterapia como uma coisa “só para malucos”. “Já passei por isto há uns 11, 12 anos, e foi fundamental. Temos no nosso caminho muitas pedras, são caminhos difíceis, com muitos obstáculos. Não há problema nenhum em pedir ajuda. Uma separação, um divórcio, um nascimento de um filho, a morte de alguém, até perder um trabalho. (…) As pessoas não ficam bem e esta ajuda é importante”, prosseguiu Isabel Figueira.

Isabel Figueira contou ainda que atravessou um período negro quando se separou de César Peixoto. 

Leia mais na revista NOVA GENTE já em banca. 

Texto: Mafalda Mourão

 

Tony Carreira - Um dueto com Dolores Aveiro? Cantor diz que é possível (Exclusivo)

Tony Carreira vai ter um ano de 2023 muito especial. O cantor celebra 35 anos dedicados à música e vai assinalar a data com uma nova tournée. O ponto alto da digressão, que passará por vários países, como Canadá, França e Angola, será um cruzeiro, realizado em parceria com a agência Abreu, em que o artista dará quatro concertos. Mais: ao longo de uma semana, as fãs que estiverem a bordo do navio MSC Fantasia poderão conviver de perto com o seu ídolo, nesta iniciativa inédita em Portugal.

Em exclusivo à NOVA GENTE, Tony Carreira contou como surgiu esta ideia e como tudo acontecerá. “A iniciativa foi da agência Abreu e eu achei a ideia fantástica e aceitei logo, porque é uma coisa inédita, nunca fiz. E achei que era um evento muito especial para os 35 anos”, começou por dizer. “No cruzeiro, vou ter a oportunidade de conviver com as fãs, uma vez que estamos no meio do Mediterrâneo, agora como vai ser... não faço ideia. Vai ser na base do improviso. Eu vou andar pelo barco, as pessoas também, e naturalmente vamo-nos cruzando por lá”, explicou.

Tony Carreira contou ainda à nossa revista que Dolores Aveiro vai estar neste cruzeiro, bem como outros famosos, e diz que pondera até convidá-la para cantar.

Leia toda a entrevista do cantor na revista NOVA GENTE já em banca.

Texto: Patrícia Correia Branco

 

Maria Cerqueira Gomes - Tio da apresentadora “tramado” nos negócios por patrão da TVI (Exclusivo)

O tio de Maria Cerqueira Gomes vai ficar sem o seu negócio de antiguidades no coração do Porto. Ao fim de oito anos e meio, o Armazém, espaço de velharias e peças vintage de Batata Cerqueira Gomes, vai deixar o imóvel onde está instalado e, para já, não tem destino certo. O empresário Mário Ferreira, o maior acionista da TVI, é o novo dono e não quis que o projeto se mantivesse no local.

O também proprietário da Douro Azul tem outros planos, que passam por demolir o Armazém e ampliar a área de negócios que já tem no quarteirão. A ter em atenção que os escritórios da Douro Azul e o World of Discoveries, museu e parque temático sobre os Descobrimentos, que também lhe pertencem, são na mesma rua.

O tio de Maria Cerqueira Gomes compreende esta decisão de Mário Ferreira, no entanto, não percebe por que razão o acionista da TVI não autorizou, por mais uns meses, o prolongamento do Armazém no local. “Até ao licenciamento da obra, que ainda deve demorar, estar aprovado. Foi só isso que pedi”, revela em exclusivo à NOVA GENTE o empresário.

Batata Cerqueira Gomes conta ainda à nossa revista como foi a conversa que teve com o patrão da sobrinha e como este negou o seu pedido.

Leia toda a história na revista NOVA GENTE em banca.

Texto: Célia Esteves

 

Júlio Isidro - A história de amor com a mulher e a paternidade aos 54 anos (Entrevista exclusiva)

Júlio Isidro faz uma viagem ao passado e fala da infância, da relação com os pais, e revela ainda a razão por que é tão controlado com os gastos. Numa entrevista exclusiva a Nuno Azinheira, o apresentador não deixa nada por dizer.

Como é ser pai aos 54 anos?

Pois... É um ato de amor. A Sandra não passou a ser produtora porque se casou com o realizador, autor e produtor. Aqui, não há incompatibilidades, como agora se usa muito. Ela já era e trabalhava comigo. Portanto, aproximámo-nos muito, do ponto de vista profissional e pessoal. Um dia, na véspera de Natal, fui levá-la a casa e disse que queria casar-me com ela.

Assim de repente?

Sim.

Mas já namoravam?

Não, não, não. Enfim, tínhamos alguma intimidade. Eu disse isso, e ela achou que eu lhe estava a propor irmos viver juntos. E eu disse: “Não, não. Eu quero que tu tenhas aliança no dedo como as outras meninas. Tens direito a isso”.

Na altura, ela tinha quantos anos?

Tinha cerca de 25 anos. Temos uma diferença de idades de 26 anos.

Ela ficou surpreendida?

Pensou que era para irmos viver juntos, mas ficou satisfeita. E disse: “‘Tá bem”. E eu: “Mas não é para ires lá para casa só. É para casarmos, com aliança e tudo, e com direito a seres mãe, caso queiras”. Pela estrutura moral dela, era evidente que ela queria ser mãe. Por isso, as meninas nasceram, porque nós quisemos. 

Leia a entrevista completa de Júlio Isidro na revista NOVA GENTE já em banca. 

Texto: Nuno Azinheira; Fotos: Helena Morais

Especiais

ver todos

Decorações e prendas de Natal feitas por si

edição 18

ler artigo

NG Soluções

Soluções para remodelar

edição 25

ler artigo

NG Deco - Casa de Banho

Renovações inacreditáveis

edição 28

ler artigo

NG Deco - Cozinhas