Nova Gente

Nova Gente
Novas revelações e outro julgamento à vista

Nesta edição da Nova Gente relevamos novos pormenores sobre o que Judite Sousa tem preparado para a Bolsa de Estudo André Sousa Bessa, numa altura em que se assinala 8 anos da sua morte. Conheça também os motivos por que Carlos Cruz ainda espera um novo julgamento. E saiba ainda os motivos da separação de João Murillo e Raquel Prates

Publicacao: Nova Gente
Edição Número: 2390
Data de Publicação: 29-06-2022

Exclusivo: Judite Sousa

Novas revelações sobre a bolsa de estudo do filho

Oito anos depois da morte do filho de Judite Sousa, a Nova Gente conta-lhe alguns pormenores sobre a Bolsa de Estudo André Sousa Bessa, da SBE. Saiba tudo na versão impressa da Nova Gente.

No início de junho de 2017, a Nova Gente noticiou, em primeira mão, que Judite Sousa fez o testamento e revelou o propósito dessa atitude – a criação da Bolsa de Estudo André Sousa Bessa, numa parceria com a School Business of Economics (SBE) da Universidade Nova. Agora, oito anos depois da morte do filho da jornalista – 29 de junho de 2014 –, a Nova Gente sabe que, no início de julho, haverá uma cerimónia de entrega dos diplomas dos mestrados de Finanças e Gestão, onde serão igualmente entregues os diplomas referentes à Bolsa de Estudo que pretende perpetuar o nome do jovem. Num ato carregado de significado, a jornalista será chamada ao palco para a entrega desses diplomas, perante centenas de pessoas – para além dos diplomados, respetivas famílias e corpo docente da SBE, estarão presentes mais algumas dezenas de convidados nacionais e internacionais. O rosto da CNN Portugal faz-se sempre acompanhar dos amigos mais próximos do filho, o que deverá repetir-se este sábado. Recorde-se também que os jovens que recebem a Bolsa de Estudo André Sousa Bessa são licenciados com médias superiores a 17 valores em Economia ou Gestão e que, devido a dificuldades financeiras, não têm dinheiro para pagar o mestrado – começou por ser um e agora já são três. 
Saiba todos os pormenores da edição impressa da Nova Gente.

Texto: Humberto Simões, Fotos: DR

 

Carlos Cruz

Quer que Portugal seja condenado. Novo julgamento à vista!

Carlos Cruz pretende a revisão da sentença que o condenou a seis anos de prisão pelo crime de abuso sexual de um aluno menor da Casa Pia e pede um novo julgamento, que pode ser apressado pela idade e doenças do apresentador. Saiba tudo na edição impressa da Nova Gente. 

Conseguir a revisão da sentença que o condenou a seis anos de prisão – que já cumpriu – pelo crime de abuso sexual de um aluno menor da Casa Pia é o seu maior objetivo neste momento. Por isso mesmo, Carlos Cruz recorreu novamente ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) para pedir a condenação de Portugal, por denegação da justiça por parte do Estado, mais concretamente ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que se recusou a reabrir o processo mesmo depois de o Tribunal Europeu ter condenado Portugal por não ter garantido ao apresentador de televisão um “processo equitativo”. 
Isto porque o Tribunal da Relação, já na fase de recurso, recusou-se a ouvir Carlos Silvino, também condenado no processo, e que se retratou das acusações feitas aos outros acusados (incluindo Cruz), bem como Ilídio Marques, antigo aluno e testemunha do processo, que também se retratou das acusações, o que valeu a absolvição do arguido Hugo Marçal e Francisco Guerra, que escreveu um livro, no qual entrou em contradição com o que disse em tribunal e que “ajudou” a condenar Carlos Cruz. Apesar de o TEDH ter condenado Portugal, acabou por não se pronunciar nem atribuir qualquer valor indemnizatório ao “Senhor Televisão”, defendendo apenas que a condenação do Estado português era “suficiente”.
Ricardo Sá Fernandes, que defende o apresentador de televisão desde 2003, altura em que a “bomba” rebentou, apresentou a queixa há cerca de duas semanas e, poucos dias depois desta decisão, contou as suas intenções. “O que nós pedimos nesta nova queixa é que Portugal seja condenado por violação do processo e denegação de justiça e, se o conseguirmos, pedir novamente a revisão da sentença e um novo julgamento.” 
Veja mais pormenores na edição impressa da Nova Gente.

Texto: Neuza Gomes; Fotos: DR

 


Exclusivo:João Murillo e Raquel Prates

Afinal, havia outro! As razões da separação!

Juntos há quase 20 anos, João Murillo e Raquel Prates surpreenderam tudo e todos quando anunciaram a separação. Ainda não estão divorciados, mas a empresária já voltou a encontrar o amor.


Foi no início de junho que João Murillo e Raquel Prates resolveram assumir a separação, mas tudo se terá precipitado a 16 de maio, na festa de aniversário do Bairro Alto Hotel. A empresária, visivelmente bem-disposta, não “largou” um artista plástico, a quem terá manifestado estar apaixonada, tendo inclusive dito isso a alguns dos presentes, que revelaram à Nova Gente tal atitude. Isto tudo nove dias antes da exposição que marcou o regresso de João Murillo à vida artística. 
A verdade é que, sem que o pintor esperasse, o casal resolveu mesmo avançar com a separação. Juntos há quase 20 anos, faziam 16 de casados a 1 de julho, e muitos dos amigos apontavam-nos como um casal exemplar. No entanto, sabe a Nova Gente, Raquel Prates já vive uma relação discreta com esse artista plástico que conhece há muitos anos. Têm estado juntos diariamente e até passado fins de semana fora. 
Contactada pela Nova Gente, Raquel Prates desmentiu categoricamente esta versão. Já João Murillo respondeu: “Eu já não tenho rigorosamente nada a ver com esse assunto. Tudo o que havia para dizer já foi dito num comunicado em conjunto com a Raquel Prates e, por favor, não me incomodem mais com qualquer coisa relacionada com isto.” 
Saiba quem é o homem que arrebatou o coração a Raquel Prates na edição impressa da Nova Gente.

Texto: Humberto Simões; Fotos: DR


Exclusivo: Gisele Bündchen e Tom Brady

Compram casa na Costa Alentejana

O supercraque de futebol americano e a supermodelo brasileira vão ser vizinhos de estrelas internacionais como George Clooney e Cindy Crawford. Saiba tudo na edição impressa da Nova Gente.

São talvez dos casais mais bonitos e invejados do Mundo. Tom Brady é um supercraque de futebol americano. Aos 44 anos, tornou-se uma das maiores lendas de um dos desportos mais populares nos Estados Unidos. Já a mulher, de 41 anos, foi umas das modelos mais conceituadas do Mundo e agora é uma empresária e ativista ambiental. 
Famosos pelos quatro cantos do Mundo, foi com toda a naturalidade que foram reconhecidos ao passarem uns dias na Comporta. Tanto no restaurante Sal como no Comporta Beach Clube, não tiveram descanso e acabaram por tirar algumas fotografias com os fãs. Tom Brady acabou depois por publicar algumas fotografias nas suas redes sociais, onde levantava um pouco o véu sobre o sítio onde a família ficou. Porém, sabe a Nova Gente, esta vinda a Portugal teve outra razão: Tom Brady e Gisele Bündchen compraram casa um pouco a sul da Comporta, perto de Melides. O casal escolheu um empreendimento muito próximo das casas de George Clooney e Cindy Crawford.

Texto: Humberto Simões; Fotos: DR


Alberto do Mónaco e Charlene

O beijo que todos esperavam

A princesa acompanhou o marido até Oslo, 
na Noruega, com os dois filhos, na sua primeira viagem oficial, depois de regressar ao Mónaco. E até houve direito a beijos. Veja as fotos na edição impressa da Nova Gente.

Charlene do Mónaco voltou a aparecer junto do marido num ato oficial internacional. Depois de ter surgido publicamente no principado e ter retomado a agenda oficial ao lado do príncipe Alberto, a princesa fez a sua primeira visita oficial internacional 16 meses depois. Charlene acompanhou o marido até à Noruega na companhia dos filhos, os gémeos Gabriella e Jacques, de sete anos, por ocasião das comemorações do centenário do desaparecimento do príncipe Alberto I, pioneiro no ambiente oceanográfico. A viagem até Oslo marcou o regresso da mulher do príncipe às visitas oficiais ao estrangeiro, mas, acima de tudo, colocou um ponto final nos rumores de separação do casal real, que há meses se intensificavam. Depois da demorada convalescença por causa de uma infeção otorrinolaringológica que sofreu no ano passado, durante a sua estadia na África do Sul, seu país natal, e que a obrigou a várias cirurgias e meses de internamento, Charlene reapareceu publicamente em março no Mónaco. Uma situação que a manteve afastada do marido e dos filhos por vários meses, visto que o problema de saúde aconteceu durante a pandemia. Já em novembro do ano passado, o Palácio Real comunicou que a princesa iria para uma clínica na Suíça para continuar a sua recuperação daquilo que foi apelidado de um quadro de grande fadiga. Em março voltou e agora confirmou que está para ficar.
Toda a reportagem na edição impressa da Nova Gente.

Texto: Célia Esteves; Fotos: DR

Especiais

ver todos

Decorações e prendas de Natal feitas por si

edição 18

ler artigo

NG Soluções

Soluções para remodelar

edição 25

ler artigo

NG Deco - Casa de Banho

Renovações inacreditáveis

edição 28

ler artigo

NG Deco - Cozinhas