Nova Gente

Nova Gente
Guerra no futuro

Gouveia e Melo criou um porta-aviões para drones que considera revolucionário e o Governo vai financiá-lo. “Somos os primeiros a conceber um navio destes”, disse.

Publicacao: Nova Gente
Edição Número: 2399
Data de Publicação: 31-08-2022

Gouveia e Melo

Almirante inventa navio de de 130 milhões de euros

Gouveia e Melo criou um porta-aviões para drones que considera revolucionário e o Governo vai financiá-lo. “Somos os primeiros 
a conceber um navio destes”, disse.  

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) continua a surpreender os portugueses. Depois de se ter tornado a estrela maior do plano de vacinação contra a covid-19, agora inventou um navio a pensar na guerra do futuro, um porta-aviões para drones que custa 130 milhões de euros e será financiado pelo Governo através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Essa informação foi confirmada por Gouveia e Melo na inauguração da primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal, no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Troia. “No futuro, vamos ter um navio, que também será financiado no âmbito do PRR, que vai servir como um porta-drones, um porta-aviões para drones.” 

Ao Expresso, o almirante revelou que inventou e deu a conhecer este projeto num ensaio em 2019, nos Cadernos Navais, e acrescentou: “Este é um navio revolucionário. O próprio desenho e conceito é de um navio revolucionário. Somos os primeiros a conceber um navio destes. Serve de plataforma multiplicadora de capacidades robotizadas. Esse é o verdadeiro conceito.” Este porta-drones deverá pesar cerca de cinco mil toneladas, transportar mais de 50 drones armados, capazes de voar 24 horas seguidas a uma média de 150 quilómetros por hora. Ao semanário, Gouveia e Melo explica: “Temos uma Marinha pequena e um espaço marítimo do tamanho da Europa: se não for através da tecnologia, não conseguimos chegar lá [...]. Tem a capacidade de vigiar grandes zonas, para fiscalizar as pessoas, a poluição e todo o tipo de atividades ilícitas.” A terminar, o almirante refere que está convencido de que este navio será um sucesso e terá encomendas internacionais.

Ler toda a reportagem na edição impressa da Nova Gente.

Texto: Humberto Simões; Fotos: Lusa

 

Pedro Passos Coelho

Ainda usa a aliança do casamento com Laura

Foi recebido em apoteose no Algarve, mas um pormenor saltou à vista: dois anos e meio após a morte de Laura Ferreira, Pedro Passos Coelho ainda usa o anel que simbolizava a união entre o casal. 

Este foi um verão diferente para Pedro Passos Coelho. E não, não tem a ver com o regresso à tradicional festa do PSD, em Quarteira, nesta altura do ano. Ao contrário de outras primeiras quinzenas de agosto, mesmo aquelas depois da morte de Laura Ferreira, em fevereiro de 2020, o antigo primeiro-ministro não foi visto com tanta frequência pelas ruas e praias da Manta Rota. Era um ritual que seguia sempre, mesmo numa fase em que a mulher estava mais debilitada, e que continuou a cumprir em 2020 e 2021. Este ano, a Nova Gente esteve vários dias naquela zona do Algarve, e se, nos primeiros dias de agosto, todos diziam não ter visto por ali Pedro Passos Coelho, já na segunda semana, uma ou outra pessoa disse ter visto o antigo líder do Partido Social Democrata (PSD). Porém, a verdade é que as nossas equipas de reportagem não conseguiram cruzar-se com o agora professor universitário. 

O único registo de Passos Coelho em território algarvio foi mesmo na festa do Pontal, em Quarteira, onde foi a estrela do evento. O antigo governante levou largos minutos a conseguir chegar ao destino, já que dezenas e dezenas de pessoas quiseram cumprimentá-lo com beijos, abraços e apertos de mão. No entanto, para além de várias leituras políticas que se fizeram dentro e fora do partido, saltou à vista – e foi comentado por muitos dos presentes – que Passos Coelho ainda usa a aliança de casamento com Laura Ferreira.

Veja toda a reportagem na edição da Nova Gente que já está nas bancas.

Texto: Humberto Simões; Fotos: DR

 


Fotos exclusivas: Andreia Vale

Jornalista da TVI grávida do terceiro filho


A jornalista da TVI, de 44 anos, casou há quase três com o personal trainer, Duarte Gonçalves, e agora esperam o primeiro filho em comum. O casal ainda não sabe o sexo do bebé. Veja todas as imagens na Nova Gente que já está em banca.

Na terça-feira, 23 de agosto, a equipa de reportagem da Nova Gente encontrou Andreia Vale e Duarte Gonçalves, numa praia da Costa de Caparica. A jornalista que em setembro do ano passado ingressou na TVI, depois de experiências na SIC e CMTV, e tem agora apresentado o Jornal das 8, mostrou-se sempre muito descontraída, brincalhona e amorosa com o marido, dentro e fora de água. 

Se por um lado, saltou à vista a forma física do personal trainer, por outro, foi impossível não reparar na barriguinha saliente da jornalista, que usou um biquíni preto. A Nova Gente sabe que o casal espera o primeiro filho em comum e que ainda têm tentado manter a notícia reservada, já que a gravidez está numa fase muito inicial. Recorde-se que Andreia Vale e Duarte Gonçalves casaram a 21 de setembro de 2019, na ilha da Madeira, de onde é natural o personal trainer. O enlace contou com várias caras bem conhecidas do casal como os apresentadores Iva Domingues e Nuno Eiró (agora na TVI), os pivots João Moleira e Patrícia Carvalho (SIC), a apresentadora Vanessa Oliveira (RTP) e Rita Ferro Rodrigues com o marido, Rúben Vieira, e a festa teve como temática o “arraial da Madeira”. 

Toda a reportagem na edição que já está nas bancas.

Texto: Humberto Simões; Fotos: DR

 


Fotos exclusivas: Filomena Cautela

Apanhada em jantar descontraído com o diretor

O diretor da RTP e a apresentadora sentaram-se à mesa no dia a seguir à estreia do novo programa de Filomena. E escolheram um dos restaurantes de Ljubomir Stanisic. Veja as fotos na edição impressa.

Não se sabe se foi um repasto para fazer o balanço do primeiro episódio de Eu Faço Tudo por Amor, mas a verdade é que a Nova Gente encontrou Filomena Cautela a jantar com José Fragoso precisamente no dia a seguir à estreia do novo programa da RTP. O local escolhido foi o restaurante 100 Maneiras, propriedade de Ljubomir Stanisic, com quem a estrela da RTP tem uma relação de grande amizade. 

Talvez um dos temas à mesa tenha sido as audiências. Sabendo que agosto é sempre um mês em que há menos consumo televisivo, a estreia de Eu Faço Tudo por Amor foi acompanhada por mais de 550 mil pessoas. Se, por um lado, foi o programa mais visto da RTP naquele dia, por outro, acabou por perder para os formatos concorrentes na SIC – Cantor ou Impostor? (acima de 800 mil) – e TVI – Uma Canção para Ti. Mesmo assim, o programa de Filomena Cautela acabou por ter um pico de liderança.

Veja toda a história e fotografias na edição impressa da Nova Gente.

Texto: Humberto Simões; Fotos: Ivo Rainho Pereira


Exclusivo: Georgina Rodríguez

Novas revelações sobre a ida a Fátima

Georgina Rodríguez aceitou falar e fotografar com uma portuguesa, de quem recebeu um livro e um terço. Agora, Graça Marques conta tudo à Nova Gente. 


A companheira de Cristiano Ronaldo esteve no Santuário de Fátima no passado dia 20 de agosto e, para além de ter partilhado o momento com os fãs, algumas das pessoas ali presentes tiraram fotografias e filmaram Georgina Rodríguez. Aliás, foi impossível passar despercebida, já que estava acompanhada de seguranças e operadores de câmara, entre outros. Tudo indica que estará a gravar mais uma temporada para a série documental que fez para a Netflix. No entanto, mesmo bem resguardada pelos seguranças, a espanhola, de 28 anos, aceitou fotografar ao lado de Graça Marques, que acabou por lhe oferecer um livro – Fátima – Caminhos da Fé – e um terço.

Agora, a Nova Gente falou com a autora desta obra, lançada há cerca de dois meses. “Assim que tentei entregar o rosário, o segurança, para proteção dela, quis recebê-lo. Assim que este lhe deu a minha oferta, ela quis conhecer-me e agradecer pessoalmente. Pedi para fotografar com o meu livro, ela adorou-o, ofereci-lho com a maior alegria”, contou. Graça Marques, que acabou por seguir a companheira de Ronaldo para a fotografar e fazer alguns vídeos, reparou que o segurança guardou o terço durante toda a visita. “Claro que isso me deixou muito, muito feliz. Devo dizer que é fácil tirar fotos incríveis a uma mulher tão incrível e cheia de fé, tal como as fotos retratam”, terminou.

Texto: Humberto Simões; Fotos: DR

Especiais

ver todos

Decorações e prendas de Natal feitas por si

edição 18

ler artigo

NG Soluções

Soluções para remodelar

edição 25

ler artigo

NG Deco - Casa de Banho

Renovações inacreditáveis

edição 28

ler artigo

NG Deco - Cozinhas