Nacional
Nininho Vaz Maia

Noivos prometidos e casamentos de meninas ciganas. Cantor explica tradições polémicas.

Sáb, 03/07/2021 - 15:30

Nininho Vaz Maia deu uma entrevista a Goucha e admitiu que, na etnia cigana, ainda há noivados combinados e meninas que casam muito novas. No entanto, admite: "Não imagino a minha filha a casar aos 14 anos".

Nininho Vaz Maia falou sobre a cultura cigana e sobre os casamentos prometidos que ainda existem hoje em dia. O cantor, que foi um dos jurados do “All Together Now”, deu uma entrevista a Manuel Luís Goucha e, apesar de considerar esta uma “tradição bonita”, garante que nenhuma menina casa obrigada pelos pais: “É de livre vontade”. No entanto, diz que não imagina a sua filha a casar com 14 anos.

Esta conversa decorreu no programa “Goucha” desta sexta-feira, 2 de julho. “Porque é que a etnia cigana é pouco compreendida e estimada?”, questionou o apresentador. “Somos das culturas mais fechadas e leva o seu tempo… mas sinto que as coisas estão a mudar”, respondeu Nininho Vaz Maia, levando Manuel Luís Goucha a perguntar se considera algumas tradições obsoletas e se os casamentos prometidos ainda fazem sentido. 

“Isso já vem muito de trás. Mas [hoje] não casamos sem gostar. Sermos prometidos é uma tradição e acho que até é bonito. Mas não se casa sem gostar”, garantiu o cantor. “É uma tradição, é nosso. Mas com 10, 11 anos, a idade que for, quando começam a perceber o que é o amor, o que é gostar de alguém, [a pessoa] vão perceber e falam com os pais se gostam do noivo. Se não gostam, não casam”, garantiu.

O apresentador questionou o convidado se queria isso para os seus filhos. “Eu quero que os meus filhos sejam felizes e vão ter a educação de saberem escolher quem querem e quem são”, respondeu o cantor, admitindo, porém, que ainda hoje uma mulher cigana tem dificuldade em casar com um homem que não seja da mesma etnia: “Mas já existem muitos casos, já não é como antigamente. As coisas estão a mudar”.

Nininho Vaz Maia não concorda com certas tradições

Ainda sobre os casamentos precoces na cultura cigana, Nininho Vaz Maia explicou que nenhuma menina é obrigada a contrair matrimónio. “Não são os pais que dizem ‘tu vais casar’. Aos 11, 12 anos, devia estar a brincar e na escola, e já está a aprender o que deve fazer uma mulher. São mulheres mais cedo do que deviam ser. E depois pensam que já são mulheres…”, disse, levando Manuel Luís Goucha a intervir: “Já percebi que tu próprio não concordas com algumas destas tradições”.

“Claro que não. Tenho uma filha e não imagino a minha filha a casar aos 14 anos. Mas não quero que vejam isto como uma crítica ou que pensem que somos nós que fazemos isso às nossas filhas. É por livre vontade delas”

Veja os vídeos da entrevista aqui e aqui

Recorde-se que, em maio deste ano, o cantor esteve num programa de rádio e revelou que o filho, de apenas nove anos, já tem uma noiva prometida. “Ele tem uma noiva, pode estar encaminhado e mais tarde vamos perceber, nós pais, se eles gostam um do outro, se vão ser felizes". Leia mais aqui

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: D.R. e Reprodução redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram