Nacional
Nicolau Breyner

Ator morreu há quatro anos. Veja as cinco imagens do sorriso que ninguém esquece

Sáb, 14/03/2020 - 10:30

O ator morreu há quatro anos, no dia 14 de março de 2016, vítima de um ataque cardíaco.

Nicolau Breyner, ou «Nico» como era carinhosamente chamado pela família e pelos amigos, morreu no dia 14 de março de 2016, aos 75 anos, vítima de um ataque cardíaco. Portugal chorou a morte do grande ator, que jamais será esquecido pelos fãs que o acompanharam ao longo da sua carreira.

No programa Alta Definição, em 2010, o ator contou como gostaria de ser lembrado: «Que tenham gostado de mim. Eu gosto de que gostem de mim, é um facto. É um fraco que eu tenho, porque eu gosto muito das pessoas. Quero que me recordem com um sorriso, com carinho». 

A novela A Impostora, na TVI, foi o último projeto da carreira do ator, onde interpretou a personagem de Edmundo. 

Nicolau Breyner e ex-mulher tinham combinado morrer juntos

Há um ano, Mafalda Bessa recordou Nicolau Breyner com quem foi casada 10 anos, numa entrevista a Júlia Pinheiro, na SIC. A ex-mulher de Nicolau Breyner contou que tinha combinado morrer com Nicolau Breyner num acidente de carro. «Eu nunca quis por essa hipótese, eu dizia que ele não ia morrer. E dizia-lhe que tínhamos de morrer os dois num desastre… afinal ele fez o que quis», afirmou.

Ser deixada por amor não a magoou, porque Mafalda achava que tinha tempo para lhe mostrar que ele estava errado. «Acho que ele a certa altura percebeu, tínhamos os dois noção… Algumas pessoas próximas dele disseram-me que ele dizia que íamos ficar juntos. Não aconteceu. Acho que ele não estava feliz. Se ele percebeu ou pensou que ia morrer também pensou que não fazia cá falta nenhuma. Que é uma pena, ele faz muita falta», disse.

«Falta-me o tudo, que era ele»

Na altura da entrevista, em março de 2019, Mafalda ainda não tinha superado a perda e garantiu que não queria mais ninguém na sua vida. «Não está resolvido nem nunca vai estar. É uma mistura de ‘só vou estar bem quando estiver ao pé dele’, mas acho que isso não vai acontecer porque nós morremos e morremos. Tenho uma imensa sorte nos filhos, saúde e amigos que tenho, mas falta-me o tudo, que era ele. Aquele abraço de que as pessoas falam…», contou.

Mafalda revelou que só Nicolau tinha a capacidade de cuidar dela e que percebia sempre quando ela estava a precisar. «Ele muitas vezes olhava para mim e dizia-me que estava naqueles dias em que queria ser pequenina para me pôr dentro do bolso dele. Falta-me aquele bolso. E se hoje lhe pudesse dizer alguma coisa era isso que dizia: «Deixa-me ir para o teu bolso», disse de lágrimas nos olhos.

«O que eu vivi eu não vou viver mais eu já vivi tanto e tão bom que é impossível… nem quero, não existe ninguém, como o Nico. Não quero. Não tenho necessidade nenhuma. Tenho saudades de me rir com ele, estar calada com ele», terminou.

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Arquivo Impala

 

Siga a Nova Gente no Instagram