NG Deco - Casa de Banho

Nova Gente
Casas de Banho 13

Edição Número: 13
Data de Publicação: 12-12-2013

Na Idade Média, tomar banho era um luxo. As pessoas lavavam-se uma a duas vezes por ano e, nesse dia, a água era única para toda a família. Existiam prioridades na hora da higiene anual: começava o chefe de família, ou seja, o pai, depois a mãe e os filhos seguiam a ordem das idades, até chegar aos bebés. A água era um bem escasso e para facilitar a limpeza e higiene pessoais, começaram a aparecer os primeiros acessórios para o banho, nomeadamente, o strigil, que consistia numa espátula de ferro com cerca de 30 centímetros, usada para raspar a pele, previamente untada com óleo. A higiene pessoal, tal como é conhecida hoje, só teve início durante o século XIX, com o aparecimento da água canalizada e com o crescente desenvolvimento da indústria dos produtos de beleza. O sabão, até então um produto de luxo, foi popularizado em 1877 e a Scott Paper, uma empresa americana fabricante de papel higiénico, começou a vender o seu produto em rolos, da mesma forma que surgem hoje em nossas casas. O século XX traz-nos os desodorizantes, escovas de dentes descartáveis e os mais diversificados produtos de banho. É a partir daí que a casa de banho surge como um espaço nobre e imprescindível da casa. Nos dias de hoje, ninguém passa sem esta zona do lar, parecendo mesmo impossível viver sem ela.

Pensando nos dias de hoje, a revista Casas de Banho, da Nova Gente Decoração, está cheia de dicas e soluções para construir, renovar, decorar, ou, simplesmente, ajudar a encontrar aquele pequeno acessório que pode tornar especial este espaço da casa.

Ambientes inspiradores para quem procura ideias para a sua casa de banho de sonho, os últimos modelos de torneiras, louças sanitárias, banheiras, cabines de duche e acessórios marcantes não foram esquecidos. Todas as grandes novidades estão presentes nesta publicação feita a pensar em si.

Luís Gamboa

Especiais

ver todos

Dor na despedida

edição 2274

ler artigo

Nova Gente

Decorações e prendas de Natal feitas por si

edição 18

ler artigo

NG Soluções

Boas ideias para renovar a baixo custo

edição 18

ler artigo

NG Deco - Cozinhas