Saúde e Beleza
Natal não é sinónimo de engordar

Este é o alimento perfeito que deve ter na mesa da consoada

Qui, 13/12/2018 - 08:00

Bacalhau, um antioxidante na sua mesa de natal.

Artigo de opinião

Por Tomás Barbosa, nutricionista da Clínica do Tempo

O prato mais comum nas mesas de Natal é o bacalhau cozido, com bastante alho e bem regado de azeite.

O bacalhau faz parte da lista dos alimentos mais saudáveis do mundo e as novas descobertas indicam que é essencial para os programas de emagrecimento e aumenta o potencial antioxidante do sangue, reforçando as vantagens anti-cancerígenas.

Num estudo europeu coordenado pelo Professor dinamarquês Torger Borresen do Departamento de Investigação de Alimentos Marinhos, descobriu-se que o peixe branco, como é o caso do bacalhau, pode ter um efeito anti-inflamatório importante na prevenção do cancro do cólon e dos intestinos, muito comuns nas populações europeias.

O alho figura com justiça entre os alimentos mais saudáveis de sempre. Possui propriedades anti-microbianas, e os seus efeitos benéficos para o coração e a circulação são conhecidos desde a Idade Média. Este ingrediente tão comum costuma ser indicado para auxiliar o tratamento da hipertensão moderada, para reduzir os níveis de colesterol e prevenir as doenças ateroscleróticas.

Além de tudo isto, ajuda a prevenir complicações derivadas da diabetes, e previne o envelhecimento precoce. O potencial antioxidante presente no alho também se revelou importante no combate e na prevenção de células cancerígenas.

Quanto ao azeite, graças à sua gordura monoinsaturada, ajuda a reduzir os níveis de mau colesterol, o indesejável LDL.

O azeite, na sua versão extra-virgem, também previne as oxidações biológicas, pois é rico em vitamina E e em polifenóis que reduzem a formação de radicais livres, os grandes responsáveis pelo envelhecimento e pelas doenças degenerativas. Os polifenóis também possuem uma ação anti-inflamatória e anticoagulante, ajudando na proteção contra o cancro do cólon e a osteoporose.

Por tudo isto, não coma o bacalhau só no Natal, mas durante todo o ano havendo mil e uma maneiras de o cozinhar. Mas coma-o sempre com moderação, pois o que importa é a qualidade, não a quantidade. 

Dr. Tomás Barbosa – Nutricionista da Clínica do Tempo®

 

Siga a Nova Gente no Instagram