Internacional
Naomi Campbell

Acusada de mentir

Ter, 10/08/2010 - 12:22

Ontem, no tribunal de Haia, Mia Farrow e a ex-agente da top model garantiram que Naomi sabia quem lhe tinha oferecido os diamantes.

Naomi Campbell foi ontem acusada de mentir em tribunal. De acordo com a versão apresentada pela actriz americana Mia Farrow e por Carole White, ex-agente da actriz, a supermodelo sabia que as pedras que recebeu, depois de um jantar na Cidade do Cabo em 1997, eram diamantes e que lhe tinham sido oferecidas por Charles Taylor, o então Presidente da Libéria.

No dia 5 de Agosto, Naomi garantiu em Haia, no tribunal especial das Nações Unidas, que tinha recebido umas "pequenas pedras de aspecto sujo" e que não sabiam a sua proveniência.

A modelo diz que foi acordada de madrugada por dois homens, que lhe entregaram o presente sem dizer de quem era. Mas Farrow e White, que também estiveram no jantar, garantem que Naomi sabia que eram diamantes e que Taylor já lhos havia prometido durante o jantar.

A ex-assessora da manequim diz ainda que Naomi, ao saber que poderia ter problemas se tentasse sair da África do Sul com os diamantes, preferiu oferecê-los à Fundação Nelson Mandela de Auxílio à Infância.

A confirmar-se que Charles Taylor, actualmente com 62 anos, tinha diamantes em seu poder, o tribunal de Haia pode dar como provado que ele trocava diamantes por armas, para os amigos da Frente Revolucionária Unida que, entre 1996 e 2002, foram responsáveis por numerosos crimes na Serra Leoa.

Siga a Nova Gente no Instagram