Internacional
Mulher engravida duas vezes em 10 dias

Caso raro aconteceu na Austrália

Ter, 15/11/2016 - 16:42

Kate Mills é mãe de duas meninas que têm diferentes tamanho, peso e grupo sanguíneo.

É possível ter dois filhos num espaço de dez dias? É raro, mas é possível.

 

Foi o que aconteceu a Kate Mills. A australiana deu à luz duas meninas que nasceram com um intervalo de apenas dez dias.

 

Este fenómeno é designado por superfetação, que consiste na conceção de um novo feto, quando já existe outro no útero. Ou seja, Kate apenas teve relações sexuais com o marido Pete uma vez, mas o ato deu origem a dois filhos.

 

Kate explicou que para ultrapssar um problema congénito que a impedia de ovular se submeteu a um programa de tratamento hormonal, fazendo com que a mãe engravidasse de gémeos. No entanto, um dos óvulos acabou por não se desenvolver. Dez dias depois, ficou novamente grávida, de um óvulo diferente, mas do mesmo esperma da relação sexual inicial.

 

O casal e os médicos que os assistiram aperceberam-se de que algo estava errado quando surgiram as primeiras ecografias. Os fetos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento, sendo um muito maior do que o outro. O ginecologista que assistiu Kate acabou por chegar à conclusão de que se tratava de um caso de superfetação.  "Não encontrei qualquer literatura médica sobre o assunto. Tive de ir à procura no Google para encontrar a resposta", conta o médico Brad Armstrong.

 

Charlotte e Olivia, as meninas nascidas de um caso raro, foram dadas à luz de cesariana. Nasceram saudáveis, apesar das diferenças de peso, tamanho e grupo sanguíneo.

 

Este caso já remonta ao ano passado, mas só esta semana foi divulgado no programa “Today tonight”.

 

Texto: Marta Lopes

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram