Nacional
Francisco Adam morreu há 14 anos

Psicóloga explica como superar a perda de um ídolo

Qui, 16/04/2020 - 13:00

Francisco Adam perdeu a vida há 14 anos, mas como é que se supera a partida de um ídolo?

Foi a 16 de abril de 2006 que o ator Francisco Adam perdeu a vida, vítima de um acidente de viação, deixando milhares de jovens devastados. Quisemos perceber como poderão os pais ajudar os filhos a ultrapassar a morte de um ídolo. A psicóloga Sofia Moura tem as respostas.

Há 14 anos, num domingo de Páscoa, o país ficou chocado com a notícia, principalmente a geração mais nova. O jovem fazia parte do elenco da série juvenil Morangos com Açúcar, da TVI, e foram muitas as homenagens prestadas ao eterno Dino.

«A adolescência poderá apresentar-se como a pior fase para se perder um ídolo por se tratar de um período em que existem uma soma de ambiguidades, sendo que a adolescência por si só é caracterizada por um luto dos aspectos da infância. Uma morte vivenciada durante este percurso merece um olhar mais cuidado por parte dos pais», começa por explicar Sofia Moura. «Um ídolo pode ser uma referencia importante de identificação nesta fase de construção de uma nova identidade do adolescente, pelo que o desaparecimento e ou morte de um pode ter um forte impacto no adolescente. É importante identificar pensamentos e ajudar a dar voz aos sentimentos a eles associados, sem andar demasiado “em cima deles”dando-lhes espaço e tempo.»

A questão que muitos pais colocam é: Deverão os jovens ir ao funeral e fazer uma última homenagem? Para a psicóloga, a resposta não é assim tão fácil. «A morte repentina põe em evidência a fragilidade do ser humano, com a qual o adolescente não costuma lidar nesta fase em que tipicamente se considera imortal e sem limites. Querer confrontar-se e participar numa última homenagem deve ser respeitado pelos pais, como expressão do seu sentir e do seu pesar», refere.

E na escola? Deverão os professores abordar o assunto?

«Se os educadores perceberem que a perda/morte de alguém teve forte impacto no conjunto de adolescentes que acompanham, poderão também eles proporcionar um espaço para a expressão de pensamentos e sentimentos, podendo ajudá-los a explorar o que sentem», diz.

São muitos os jovens que entram em depressão e tristeza profunda. Que sinais devem os pais ter em alerta para prevenir tal doença? «Sentimentos exagerados de culpa, tristeza, irritabilidade constante, falta de auto-estima e sentimento de inutilidade. “Eu não sirvo para nada” ou “Eu não sei fazer nada de jeito”. Podem também ocorrer falhas/dificuldades de memória. Falta de vontade de sair de casa para as suas atividades normais, como ir à escola, muitas vezes acompanhado de maus resultados escolares…»

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Arquivo Impala

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram