Nacional
Mónica Jardim

Oferece aos pais sempre o mesmo presente de Natal. E é algo muito especial

Sáb, 25/12/2021 - 11:50

Mónica Jardim divide a sua vida entre Portugal e Espanha e conta à NOVA GENTE como são as diferentes tradições da época natalícia. Saiba ainda quais são os doces favoritos da apresentadora da TVI.

Mónica Jardim é filha de mãe espanhola e pai português, por isso, as tradições dos dois países acabam por se misturar. Numa entrevista à NOVA GENTE, a apresentadora fala das diferenças culturais desta época do ano e revela o presente especial que dá sempre aos pais e aos tios na noite da Consoada.

Estamos quase a chegar ao Natal. Gosta desta época?
Sim. Gosto bastante, até porque faço anos a 22 de dezembro e é uma época em que celebro sempre a dobrar.

Tendo uma mãe espanhola, como é que celebra a data?
Agora, é mais à portuguesa. Antigamente, quando era mais nova, ia muitas vezes passar o Natal a Espanha com a família da minha mãe. Passávamos o 24 e 25, mas lá os presentes só são entregues no Dia de Reis [6 de janeiro]. E há outras tradições também diferentes, nomeadamente nos pratos. Também há bacalhau, mas come-se mais peru.

Porque deixou de lá ir passar esta quadra?
Porque comecei a trabalhar e já não há tanto tempo. Quando éramos estudantes, além de termos três meses de férias no verão, também tínhamos 15 dias no Natal. E eu tinha a vantagem de, como estudei sempre no Instituto Espanhol, em Lisboa, apanhava as férias e feriados espanhóis e portugueses [risos]. Portanto, as minhas férias começavam a 20 de dezembro e iam até ao Dia de Reis.

Então como é o seu Natal agora?
Normalmente, é sempre em minha casa. Somos entre 8 a 10 pessoas. Jantamos, mas já não ligamos muito aos presentes. Quando a minha sobrinha era mais pequena, sim, mas agora ela já tem 25 anos, por isso, já não há aquela magia própria de quem tem crianças em casa. Fazemos o amigo oculto e a noite é sempre passada ao pé da lareira, a contarmos histórias. 

Os doces preferidos de Mónica Jardim

Faz doces de natal ou compra tudo feito?
Compro tudo feito. Atenção, eu adoro fazer, mas como estou sempre limitada de tempo, acabo por comprar, porque facilita. Então, dividimos tarefas. Cada um leva uma coisa. Mas é curioso, porque, em termos de doces, eu não sou muito fã dos tradicionais de Natal. Gosto de ter na mesa aqueles que são os meus preferidos, como um pudim de abade de priscos ou mousse de chocolate. A única coisa que temos tradicional é o bolo rainha. 

Para quem gosta mais de comprar um presente?
Aos meus pais e os meus tios. Todos os natais, tiro sempre uma fotografia de família e, no Natal a seguir, ofereço-a a todos numa moldura. 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Impala e Reprodução redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram