Nacional
Modalisboa

Nuno Gama "navega" pela ModaLisboa e conquista portugueses

Sáb, 07/10/2017 - 22:00

A apresentação da nova colecção de Nuno Gama foi um dos momentos mais esperados do segundo dia da ModaLisboa. Veja o desfile na íntegra e saiba tudo sobre as propostas "globalistas" do criador.

Mais de duas dezenas de criadores de renome vão apresentar propostas para a próxima primavera/verão de 2018, durante a 49ª edição da ModaLisboa. O desfile de Nuno Gama realizou-se durante o final da tarde de hoje, dia 7 de outubro, e representou um dos momentos mais aguardados da semana da Moda lisboeta. 

Nesta edição, o designer português trouxe "Globalista" uma colecção que parte do Azuleijo e que, através de uma palete de azuis, tem como intuito transportar para a imensidão do oceano atlântico, do céu português e, por fim, para a própria visão de Nuno Gama. 

"Este azulejo é da cor do amor dos meus olhos, que todos os dias se emocionam com a riqueza das nossas diferenças e com o azul do mar por onde vos quero levar", explica o criador.

Entre o opaco e o translúcido, o curto e comprido e as sub camadas, Nuno Gama traz "uma dança de azuis aguados" em estruturas abertas como malha Inglesa, bordados, efeitos de favos de mel ou ainda as “dobragens”, que vão desde as simples nervuras às pregas ou a interpelações ligeiras dos detalhes de Norfolk jacket à la Portugaise.

Como já é tradição, o desfile contou com a incorporação de várias artes performativas. Entre bailarinos contemporâneos, modelos a jogarem futebol e o som da guitarra de Mike Eleven, Nuno Gama proporcionou um verdadeiro espectáculo conceptual na ModaLisboa, que acabou com todos os convidados de pé a aplaudirem. 

Jani Gabriel, Sara Salgado, Rúben Rua, Lili Caneças e Rúben da Cruz foram algumas das caras conhecidas que estiveram presentes no desfile do criador.

"Globalista" é um verdadeiro hino português que ecoou por todo o Pavilhão Carlos Lopes.

Numo Gama formou-se em Design de Moda na Citex, no Porto. Em 1993, o designer português lança pela primeira vez a sua marca homónima, que apresenta na ModaLisboa. Entre jóias, acessórios e peças de roupa, Nuno Gama é dos maiores nomes da indústria da Moda portuguesa, tendo sido, em 2015, agraciado pelo ex-presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, com a comenda da Ordem Infante D. Henrique.

Siga a Nova Gente no Instagram