Decoração
Minimalismo

Como ter uma casa minimalista? 15 ideias por onde começar

Seg, 29/03/2021 - 17:50

O minimalismo é uma resposta funcional, estética e filosófica à sociedade de consumo, e uma ferramenta para ajudar as pessoas a livrarem-se dos excessos na sua vida para, nesse desapago, encontrarem liberdade, realização e felicidade. É viver com apenas aquilo de que precisamos.

O conceito minimalista surgiu no século XX, como solução arquitetónica. Nas habitações, tem como características o ambiente e o design clean, formas geométricas simples, cores discretas e decoração leve. As casas minimalistas são pensadas para serem funcionais. O minimalismo usa apenas o necessário.

Se quer ter uma casa deste tipo, terá que fazer algumas escolhas, o que não é sinónimo de mandar a casa abaixo ou deitar tudo fora. Pode sempre encontrar um espaço de self storage em Lisboa ou na cidade em que reside, para aí guardar aquilo de que não precisa no dia a dia e começar por ganhar esse espaço. Há mais que pode fazer. Vejamos o quê.

15 ideias para dar os primeiros passos no minimalismo

1. Dispensar o que não usa

Não há qualquer motivo para manter uma infindável coleção de CDs quando também subscreve um serviço de streaming de música. Certo, há alguns CDs marcantes que se podem manter em casa ou guardar num self storage, mas o ganho em espaço depois de se ver livre de centenas de CDs pode ser enorme.

2. De que espaço precisa?

Quanto mais vazia a casa, mais espaço - pense no que precisa. Por exemplo; devido ao contexto em que vivemos, é natural que queira ter um escritório em casa para trabalhar. Acrescente-lhe apenas aquilo de que precisa.

3. Compre menos

Pouco importa dispensar aquilo que usa se vai continuar a comprar compulsivamente. Compre apenas aquilo de que precisa! Vai ficar com mais espaço em casa...e na carteira.

4. Doar

Opte por doar aquilo de que não precisa, seja roupa ou objetos que não pode ter em casa ou não quer guardar no self storage. O que não serve para si, pode servir para outros!

5. Cores claras

Caso não tenha uma casa com cores claras, considere pintar alguns espaços. O branco é um must em casas minimalistas. Para dar um toque alegre, pode usar nuances de cor nos seus objetos de decoração.

6. Foque-se no essencial

Quantos móveis precisa mesmo? Livre-se do que não precisa e ganhe espaço. Venda, doe ou pergunte a algum amigo que possa precisar.

7. Menos decoração não é pior decoração

Se tem muitas bugigangas em casa veja-se livre daquelas que não são necessárias ou que não tenham um especial significado.

8. Grande é (de)mais

Escolha os móveis certos, proporcionais ao espaço que tem. Móveis pequenos = mais espaço.

9. É colecionador? Pense duas vezes.

Ok, não estamos a dizer para mandar fora a sua coleção de vinis, mas avalie todas as “coleções” que tem e considere dispensar algumas.

10. Caminho livre = espaço

Corredores desimpedidos são meio caminho andado. É um trocadilho, mas faz sentido, não faz?

11. Organize

Mantenha alguns itens arrumados num lugar de fácil acesso. Desimpedir visualmente um espaço desafoga-o.

12. Arrume

A desarrumação impõe-se facilmente. Basta chegar a casa com pouco tempo e começar a largar objetos - aqui e acolá - para de repente o caos se instalar. Tenha um espaço para cada objeto. Arrume diariamente.

13. Self-storage

O self storage é um espaço em que arruma aquilo de que não precisa diariamente em sua casa. Um lugar fechado e seguro a que pode aceder a qualquer altura do dia e da noite. Há vários armazéns com conceito self storage em Lisboa e em vários outros pontos do país.

14. Arrecadação de amigos

Tem alguns amigos com um espaço que não usam? Não é exatamente um self storage em Lisboa, mas serve.

15. Vendas de garagem ou online

Se não tem oportunidade de usar um self storage ou uma arrecadação, promova uma venda de garagem ou venda o que não precisa na internet.

Siga a Nova Gente no Instagram