Nacional
Miguel Santiago E Carlos Malvarez

TVI proíbe beijos gay

Qui, 29/07/2010 - 17:04

A direcção da TVI decidiu cortar as cenas de troca de afectos entre Fábio e Nuno, personagens gay da série de Verão "Morangos com Açúcar".

A decisão de não emitir as cenas em que o casal gay, interpretado por Miguel Santiago e Carlos Malvarez troca afectos, deitam por água abaixo a hipótese de acabar com os preconceitos em televisão. A ordem de corte foi feita após a publicação de uma notícia do JN, há um mês, onde se dava conta que a dupla teria já gravado as cenas idealizadas pelos autores da Casa da Criação.

Fábio e Nuno eram já apontados como o primeiro casal juvenil gay da televisão portuguesa.

Entretanto, dez associações, entre elas a Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e a ILGA enviou uma carta à TVI: "Vivemos numa época em que estão reunidas todas as condições para o apoio e o respeito às pessoas LGBT [lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros] e estamos certos/as que a sociedade portuguesa está mais do que preparada para assistir às imagens desta história de amor, que afinal é igual a tantas outras. Pedimos que não deixem de participar e de contribuir de forma positiva para esta educação de mentalidades, repondo a cena cujo cancelamento representa uma infracção das normas nacionais e internacionais dos direitos humanos e um sinal triste de retrocesso civilizacional."

Siga a Nova Gente no Instagram


NG top