Decoração
mesa de Natal

As 10 cores que deve ter na sua consoada segundo o Feng Shui

Sex, 13/12/2019 - 16:15

O objetivo do Feng Shui é permitir um maior equilíbrio, entre duas polaridades o yin e o yang de forma a harmonizar os espaços. Neste Natal, use estas dicas e tenha uma noite inesquecível

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa, com mais de 3.500 anos, que determina o design mais favorável de um espaço para equilibrar a energia e aumentar a harmonia do ambiente. Esta arte tem evoluído e tem-se adaptado ao mundo ocidental e ao estilo de vida moderna, atualmente designando-se, por Feng Shui Moderno.

O objetivo do Feng Shui é permitir um maior equilíbrio, entre duas polaridades o yin e o yang de forma a harmonizar os espaços. 

As cores, texturas, formas e os materiais, têm impacto nos espaços onde nos inserimos e consequentemente impacto no nosso conforto e bem-estar, proporcionando uma maior qualidade de vida e consequentemente, um impacto, na nossa saúde, trabalho e relacionamento com os outros, sendo assim, mudar a disposição da mobília ou a cor de  uma divisão, através dos princípios do Feng Shui, poderá trazer benefícios para todos os habitantes. 

A cor afeta profundamente o comportamento humano. No nosso cérebro, as cores podem despertar certas sensações e por isso, as cores têm significados diferentes. No mundo consumista as cores são uma poderosa ferramenta que influenciam os consumidores nas mais diversas industrias. Uma escolha errada da cor de uma marca, ou produto, pode culminar em resultados antagónicos aos idealizados.

Numa consulta de Feng Shui o consultor estuda e analisa as caraterísticas das cores e o seu impacto, de forma a que exista sintonia entre o propósito dos habitantes e as cores utilizadas, sugerindo alterações quando necessário. Segue uma breve descrição, das caraterísticas das cores e da sua influência e como utilizar as cores para uma mesa de Natal onde a harmonia predomina. 

Amarelo – elemento solo/terra

A cor da concentração e da comunicação o amarelo é muito associado à tolerância e à sabedoria. Acelera a energia, por isso é uma boa escolha para estimular a alegria e espontaneidade. Transmite uma sensação de vivacidade e representa o elemento terra e sua estabilidade.

Azul – elemento água 

O azul transmite tranquilidade, harmonia e paz. O azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. O azul claro, simboliza paz e espiritualidade angelical. O azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao elemento madeira que representa juventude e desenvolvimento.

Verde – elemento árvore 

O verde representa o elemento madeira, representa o alavancar de projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos e iniciar novas etapas.

Castanho – elemento árvore 

O castanho significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

Vermelho – elemento fogo 

O vermelho simboliza força, vigor, energia, paixão, ação, calor. Vermelho traz vitalidade e eleva a autoestima das pessoas. O vermelho é a cor do sucesso e da fama.

Rosa – elemento fogo 

Rosa é a cor do amor, da felicidade, do romance e representa intenções puras. Rosa é a mistura do vermelho com o branco, representando a união da terra e do céu, do material e do espiritual. É considerada uma variação do vermelho, contendo uma forma suave de energia yang (masculina) expressando alegria e jovialidade.

Cinzento – elemento metal 

O cinzento, simboliza o equilíbrio dos opostos: preto e branco se misturam para criar essa cor que pode ser um símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. Por um lado, pode parecer simples, triste, sóbrio ou neutro demais, no entanto, pode ser uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante.

Preto – elemento água

 O preto é a cor do elemento água e representa sabedoria, profundidade inteletual, despertar de insights e forte conexão espiritual. Nos ambientes é uma cor que indica sensação de profundidade. O preto pode ser muito elegante e sofisticado, no entanto, se for usado em excesso pode ser uma cor que torna as pessoas sombrias, deprimidas e pessimistas. O ideal é combinar o preto com cores neutras.

Branco – elemento metal 

O branco representa o elemento metal e propicia criatividade. A cor da paz, da pureza, da espiritualidade e da limpeza. Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade.

Dourado/ Prateado – elemento metal 

No Feng Shui o dourado e o prateado, estão associados ao elemento Metal. O dourado é considerado quente e favorece a atração de riqueza e prosperidade. O prateado pode ser considerado uma cor fria e favorece o sucesso. Estas duas cores ajudam a criar uma imagem de poder e bom gosto.

Numa mesa de Natal devem estar presentes todos os elementos do Feng Shui, ou seja, pelo menos uma cor que represente cada elemento (fogo, solo, metal, água, árvore), para um Natal ainda mais Especial! 

Artigo realizado por: Vanda Boavida, especialistas em decoração de interiores 

Siga a Nova Gente no Instagram