Nacional
Mel Jordão

Os dias de «verdadeiro inferno» e a decisão de não amamentar a filha: «Tinha caroços do tamanho de uma bola de ténis»

Sex, 03/04/2020 - 13:00

Mel Jordão desabafa sobre as dificuldades que teve na amamentação da filha e sobre o que a levou a tomar a decisão de deixar de amamentar.

Mel Jordão partilhou no início da semana uma imagem onde se mostra a dar o biberão à pequena Penélope, nascida há precisamente um mês. De imediato, foram várias as mensagem que a companheira de Diogo Piçarra recebeu com questões sobre se estava a dar leite materno à bebé ou se tinha decidido não amamentar.

Inclusive, houve quem partilhasse a dor de nunca ter conseguido amamentar os filhos por questões de saúde. A maquilhadora acabou também por tranquilizar as fãs nesse sentido, revelando então que não deu «maminha» à filha recém-nascida.

«Uma mãe não se mede pela forma como alimenta o seu filhote. A mãe tem que estar feliz para o seu bebé ser feliz. Eu não dei maminha e nunca me culpei por isso, ouvir o nosso corpo também é muito importante, nós não somos só mães, somos mulheres também», afirmou em resposta a uma mensagem recebida.

«Foram uns dias de verdadeiro inferno»

Entretanto, na tarde desta quinta-feira, 2 de abril, Mel Jordão sentiu a necessidade de explicar o que a levou a tomar a decisão de não amamentar a filha. A recém-mamã revela que passou por momento dolerosos ainda no hospital, momentos em que não conseguia extrair leite para dar à bebé porque o leite solidificou e formou caroços nas suas maminhas. 

«Como é que é possível em 2020 ainda sentirmos algum tipo de pressão da sociedade em relação a fazermos uma escolha em relação ao nosso corpo e ao nosso filho? A unica coisa que eu posso fazer para vos dar um bocadinho de conforto é contar a minha história e explicar porque é que eu decidi não amamentar a minha filhota», começa por afirmar num vídeo partilhado nas stories do Instagram.

«Eu tive uma subida abrupta de leite, os meus peitos não reagiram da melhor forma, criei imensos caroços. Posso-vos dizer que tinha caroços do tamanho de uma bola de ténis nas axilas, nas duas. Tinha os peitos muito muito grandes. Eu já sentia febre. Eu e o Diogo costumamos dizer que foram uns dias de verdadeiro inferno para os dois...eu tentava fazer a extração do leite para depois levar para a Penélope beber mas não saía quase nada, eram umas gotinhas. Depois tentámos trazer a Penélope ao meu peito, mas como ela era prematura tinha que fazer muito esforço e acabava por desistir. Neste sentido também não fomos a melhor equipa no que toca à amamentação», continua, dizendo que esta situação levou a que se sentisse mal com ela própria.

«Decidi tomar comprimidos para a secagem do leite»

«Comecei a olhar-me ao espelho e a ver os meus peitos muito grandes e muito doridos e aquilo começou a mexer com a minha cabeça. Fiquei uns dias em que não me sentia bem, não estava feliz, sentia-me muito em baixo. Optei por tirar uns minutos para mim e ouvir o meu corpo: "É isto que é a maternidade? Tenho que passar por isto? Ou posso escolher o que quero fazer com as minhas maminhas, com o meu corpo e com a minha filhota? E foi isso que eu fiz. Falei com a minha médica e com vários enfermeiros e todos me disseram que o leite materno é importante e trás muito benefícios para o bebé. Mas também é importante a mãe estar feliz para o bebé estar feliz e eu não estava feliz, não estava a conseguir extrair o leite. Então decidi, em conjunto com os médicos, tomar comprimidos para fazer secagem do leite», revela ainda.

Assista aqui ao desabafo de Mel Jordão:

 

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram