Realeza
Meghan e Harry

Rainha Isabel II admite «discussões familiares» e revela a decisão final

Seg, 13/01/2020 - 17:29

Após uma reunião repleta de «discussões construtivas», Isabel II revela concordar com a decisão do príncipe Harry e de Meghan Markle

O Palácio de Buckingham divulgou, na tarde desta segunda-feira, dia 13 de janeiro, o comunicado da rainha com a decisão final. Depois de uma reunião com a família real, em Sandringham, na qual Harry marcou presença, eis o veredito de Isabel II.

«Hoje a minha família teve discussões muito construtivas sobre o futuro do meu neto e da sua família. A minha família e eu apoiamos inteiramente o desejo de Harry e Meghan de criar uma vida nova com a sua família», começa por dizer. 

A rainha admite que preferia manter o neto e a família junto da família real, porém «respeita e entende o desejo». 

«São assuntos complexos»

«Embora nós preferíssemos que eles permanecessem membros da família real, que trabalham a tempo inteiro, respeitamos e entendemos o seu desejo de viver uma vida mais independente como família, permanecendo uma parte valiosa da minha família.»

No comunicado, chega também a confirmação de que Meghan Markle e o príncipe Harry irão dividir-se entre o Reino Unido e o Canadá, país várias vezes apontado como a escolha do casal. 

«O Harry e a Meghan deixaram claro que não querem depender de fundos públicos nas suas novas vidas. Portanto, foi acordado de que haverá um período de transição em que os duques passarão algum tempo entre o Canadá e o Reino Unido. Estes são assuntos complexos para a minha família resolver e ainda há mais trabalho a ser feito, mas pedi que as decisões finais fossem tomadas nos próximos dias», termina. 

O anúncio inesperado

O príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram, no passado dia 8 de janeiro, que abdicam dos deveres reais. O filho da princesa Diana e a ex-atriz norte-americana pretendem tornar-se financeiramente independentes. 

A decisão surpreendente foi anunciada através de um comunicado, partilhado em conjunto com uma foto do dia em que anunciaram oficialmente o noivado. Esta decisão foi ponderada durante vários meses. Recorde-se que Harry e Meghan estiveram várias semanas afastados dos deveres reais porque não estavam a conseguir lidar com a pressão mediática. Este é um passo atrás nas funções reais com o objetivo de darem uma vida diferente ao filho, Archie, de oito meses. 

Texto: Mafalda Mourão e Mariana de Almeida; Fotos: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram