Documento
Maternidade

«Ser mãe aos 43 anos»

Qui, 18/04/2019 - 16:20

«Não, não é fácil ser mãe quando se é mais velha…»

Não, não é fácil ser mãe quando se é mais velha… A nossa paciência e energia já não são as mesmas. Nós achamos que, estando mais maduras, lidaremos melhor com os dilemas e desafios da maternidade… Engano nosso: talvez nos tornemos até um pouco mais medrosas e sensíveis, temendo que algo de mal possa acontecer às nossas crias…

E a mistura de sentimentos (êxtase e medo) aparece desde o momento em que nos deparamos com um teste de gravidez positivo. Que sensação indescritível nos descobrirmos mães com mais de 40 anos! Que vitória do amor sobre os mistérios da fertilidade…

Então, estamos em frente à nossa médica para a primeira consulta pré-natal e a nossa realidade, agora, é a de uma “grávida geriátrica”, com todos os riscos e potenciais consequências que isso envolve.

Nós saímos atordoadas do consultório, respiramos fundo, paramos, pensamos, deixamos o vento bater no nosso rosto e pensamos: «Vai dar tudo certo!»

E deu tudo certo, tão certo que os meses passaram e minha bebé nasceu saudável com quase 39 semanas. Deu tudo tão certo que acabei por experimentar pela segunda vez o amor mais arrebatador da minha existência.

Continue a ler em CrescerContigo.pt

Siga a Nova Gente no Instagram