Nacional Ver Video
Mário Patrício

Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações: «Somos pessoas que gostam de receber!»

Ter, 07/01/2020 - 15:25

A freguesia do Parque das Nações ficou em primeiro lugar num estudo da Intercampus, a nível nacional, que apurou o índice de satisfação de freguesia para se viver e visitar. A NOVA GENTE quis perceber o porquê e desafiou o Presidente da Junta da fazer-nos uma visita guida

A freguesia do Parque das Nações ficou em primeiro lugar num estudo da Intercampus, a nível nacional, que apurou o índice de satisfação de freguesia para se viver e visitar. A NOVA GENTE quis perceber o porquê e desafiou o Presidente da Junta, Mário Patrício, da fazer-nos uma visita guiada. 

«Sou um presidente da Junta de Freguesia muito orgulhoso. A nossa comunidade é muito zeloza pelo nosso espaço público e este é um reconhecimento da qualidade deste espaço, como podem testemunhar, que é uma mais-valia para a cidade de Lisboa», sublinhou Mário Patrício à equipa de reportagem da NOVA GENTE durante uma visita guiada pela frequeguesia, na qual o próprio fez questão de nos acompanhar. 

Se questionarmos o político sobre quais as vantagens desta freguesia para se ter destacado, pela positiva, das restantes do país, uma vez que o estudo foi feito a nível nacional, Mário Patrício responde: «O que nos foi dito a propósito do estudo que avaliou o espaço público, foi a satisfação em relação à própria área de comércio e serviços  e a proximidade aos equipamentos que aqui temos que são muito atrativos a nível de turismo, como é o caso do Oceanário de Lisboa, o teleférico onde estamos neste momento a fazer esta entrevista, o Casino de Lisboa, o Altice Arena, a FIl (Feira Internacional de Lisboa) que são todos grandes esquipamentos da cidade de Lisboa que aqui estão sediados na nossa freguesia», justifica ainda.

«Temos uma boa vida de bairro»

No gabinete de Mário Patrício há vários projetos a serem projetados e implementados, um deles muito especial, por ser um pedido de quam ali vive após se identificar a necessidade – uma escola  nova pública. «Sim, são projetos que já se arrastam há alguns anos e há a reinvidicação da comunidade que denunciou a falta de oferta de mais escolas públicas. Está em fase de construção a segunda fase da Escola do Parque das Nações e vai nascer uma nova escola na zona sul. Ainda em desenvolvimento está a questão da construção de um Centro de Saúde, que é mais um problema identificado nas necessidades neste território, algo que muita falta faz a quem cá vive».

Quase no fim da visita guiada pela freguesia, que incluíu uma ida aos bastidores do Teatro Camões onde a Companhia Nacional de Bailado ensaiava O Quebra-Nozes, aos quais as crianças da freguesia tiveram a oportunidade, numa parceria entre o teatro e a junta de freguesia, de assistir gratuitamente, questionámos o presidente sobre o que diria alguém de fora que estivesse a ponderar comprar casa ali a passar a fazer parte daquela comunidade. A resposta estava-lhe na ponta da língua: «Basta que vejam depois as imagens que a NOVA GENTE captou durante este dia que perceberão logo a beleza e qualidade deste território. Temos uma boa vida de bairro e somos pessoas que gostam de receber!», rematou sorridente. 

Texto: Eunice Gaspar; Fotos: Tito Calado 

Siga a Nova Gente no Instagram