Nacional
Maria Rueff sobre o enfarte

«Tem tudo que ver com stress das nossas vidas»

Sex, 13/12/2019 - 20:30

Maria Rueff regressou ao trabalho duas semanas após ter sofrido um enfarte do miocárdio.

Há cerca de duas semanas, Maria Rueff vivu momentos de grande preocupação, após sofrer um enfarte do miocárdio, a 26 de novembro, e de ter ficado internada durante quatro dias. Sempre ativa e optimista em relação à recuperação, a atriz regressou ao trabalho no início desta semana, na RTP. 

«Precisava de voltar porque vivo do que faço e para a minha filha», conta ao site da Nova Gente, recordando que foi Laura, de 15 anos, lhe salvou a vida, já que a encontrou «quando começaram os primeiros sintomas de enfarte».

«Tem tudo que ver com stress das nossas vidas»

Com o susto ainda bem presente na memória, Rueff afirma que, desde que saiu do hospital, mantém «uma alegria e disposição inacreditáveis». «Não sei se é o inconsciente a dizer ‘ufa, já está’», ri-se.

Consciente do ritmo de vida que leva e da intensidade dos projetos que tem, a humorista atribui a doença aos seus hábitos e rotinas. «Tem tudo que ver com stress das nossas vidas, com as estreias [em teatro], os nervos, o estarmos sempre a ir a exame, o não sabermos se agradamos, o facto de uma anedota só se contar com graça uma vez… Temos de estar sempre a reinventar-nos», enumera. Além disso, Maria Rueff recorda que, antes do enfarte, era fumadora e que este vício também teve algum contributo no sucedido. 

«Estou a tentar portar-me bem», congratula-se, acrescentando o facto de ser um «bom garfo» também ter pode contribuído a doença. «Eu abusava muito nas natas, nas manteigas, no pão… Adoro tudo o que é comida típica portuguesa. Agora, como mais cozidos e grelhados. Tudo com moderação, porque é no meio que está a virtude», adianta. «No Natal, se calhar, em vez de comer rabanadas dou só uma trinca num bolo-rei», ri-se.

Texto: Inês Marques Fernandes; Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram