Nacional
Maria José Valério

Cantora da "Marcha do Sporting" internada com covid-19

Dom, 21/02/2021 - 14:40

Maria José Valério estava na Casa do Artista, instituição que foi assolada por um surto de covid-19. Doente há vários dias, a cantora recusava-se a tomar medicação, conforme foi revelado por familiares.

Maria José Valério foi diagnosticada com covid-19 e teve de ser internada durante a tarde deste sábado, 21 de fevereiro. A cantora, de 98 anos, que celebrizou "A Marcha do Sporting", estava internada na Casa do Artista - instituição que foi assolada por um surto do novo coronavírus - e foi levada para o Hospital de Santa Maria, onde se encontra estável.

A notícia fora avançada à TV 7 Dias por várias fontes ligadas à artista e, entretanto, confirmada por familiares de Maria José Valério numa página de Facebook a ela dedicada. "Na passada quinta-feira, fomos informados pela mesma [diretora técnica da Casa do Artista] de que a nossa prima se recusava a tomar a medicação. Pior: além da medicação indicada, também nunca tomou a outra medicação que tem de tomar diariamente, tendo a enfermeira encontrado toda a medicação escondida numa caixa", contam.

"No mesmo dia, foi-nos dito que teria de ir ao hospital para ser observada, mas que se negou a fazê-lo. Nós, familiares diretos, e alguns amigos telefonaram a explicar-lhe a razão pela qual teria de ir para o hospital, mas negou-se sempre", prosseguem.  

Maria José Valério internada após muita insistência

As familiares de Maria José Valério afirmam, então, que, este sábado, depois de a cantora "voltar a ser observada pela médica da casa e pela mesma ser obrigada a tomar a medicação e a comer, foi de novo confrontada com o facto de ter de ir ao hospital, continuando a negar-se". 

"Só depois de o médico amigo lhe fazer ver e muito a aconselhar a ir é que cedeu", alegam. As primas de Maria José Valério sublinham que "a Casa do Artista tem feito tudo o que está ao seu alcance, não só pela nossa familiar assim como com todos os outros residentes" da instituição. E agradecem "toda a preocupação que alguns colegas e amigos" têm demonstrado pela cantora.

Também no Facebook, a apresentadora Maria João Gama veio desejar "as melhoras" à "querida Zézinha", como a cantora é carinhosamente tratada. "Não desista. Estamos todos à sua espera", disse ainda, na noite deste sábado, antes do esclarecimento feito por familiares de Maria José Valério.

Helena Vieira também está internada com covid-19

No Hospital de Santa Maria, está também internada Helena Vieira. A cantora lírica está a receber assistência hospitalar desde o dia 3 de fevereiro e contou à TV 7 Dias que foi levada para a unidade de saúde um dia depois de ter descoberto, na Casa do Artista, que estava com covid-19.

“Já estou bastante melhor. O oxigénio está a custar a subir… Eu estava muito, muito cansada! Custava-me imenso respirar. Agora, ainda estou um bocadinho cansada, o que é natural, segundo o que o médico me disse hoje. Mas já estou francamente melhor. Não tem comparação”, revelou, na sexta-feira, a também atriz, que esteve “sempre consciente” em todo o período.

As últimas duas semanas foram passadas com o “pensamento positivo” de que vai ultrapassar com sucesso a luta contra a covid-19. “Estou sempre a pensar: ‘Vamos embora! Para a frente é que é o caminho'”, conta a cantora lírica, claramente frágil mas sublinhando que tem sido “muitíssimo bem tratada” na unidade hospitalar onde está em convalescença.

18 residentes da Casa do Artista infetados com coronavírus

Maria José Valério e Helena Vieira são apenas dois dos casos positivos de covid-19 no surto que abalou a Casa do Artista. Segundo os últimos dados oficiais, divulgados também na sexta-feira por uma fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o número de infetados na instituição, entre residentes e funcionários, tinha subido para 33.

Naquele dia, entre os 70 moradores da Casa dos Artista, havia 18 casos ativos, 13 dos quais estavam na instituição, "devidamente separados dos negativos", e cinco internados. De acordo com a mesma fonte, citada pela Agência Lusa, existiam, à data de sexta-feira e dos 30 que lá trabalham, 15 funcionários infetados, que estavam “a cumprir isolamento nas respetivas casas”.

O surto de covid-19 na instituição já provocou oito vítimas mortais, entre elas a atriz Adelaide João e a cantora lírica Maria Andrea Gaspar. 

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala

 

Siga a Nova Gente no Instagram