Nacional
Maria João Abreu

Laura Dutra revela como foi gravar as últimas cenas da atriz em "A Serra"

Dom, 05/12/2021 - 10:25

A morte de Maria João Abreu levou à sua saída antecipada de "A Serra", da SIC. A atriz Laura Dutra diz que foi a homenagem justa e conta como foi dificil gravar as últimas cenas.

Maria João Abreu foi vítima de um aneurisma, a 30 de abril, quando se encontrava a gravar "A Serra", da SIC. Depois do seu triste desaparecimento, logo se levantou a questão relativa ao futuro da personagem Sãozinha. E, finalmente, depois de várias especulações, sabe-se agora qual o destino que coube à mãe de Tozé (António Camelier), Jacinta (Ana Marta Ferreira) e Guida (Laura Dutra).

Sãozinha vai para um convento depois de quase ter morrido. Laura Dutra revela como foi gravar tais cenas. "Não foi nada fácil gravar as últimas cenas da carta, porque era em casa e nós já sabíamos o que tinha acontecido e que aquilo era tudo normal, mas foi a altura mais difícil das gravações", começa por dizer.

"Acho que foi uma homenagem justa a saída dela. A Maria João era muito ligada a Deus e a Sãozinha vai para um convento. Acho que ela gostou e há-de estar aí em qualquer lado a pensar nisso porque acho que foi a melhor maneira de a tirarem da cena sem haver um drama, nem nada, convertendo-se a Deus. E sendo ela e a família dela muito ligadas à igreja católica acho que não podia ter sido melhor."

Laura Dutra revela ainda como foi continuar a gravar a novela depois da partida dela. "Não foi fácil. Foi uma luta constante desde que ela deixou de estar nos estúdios e era muito estranho gravar nos décor dos Grilo, havia ali uma energia muito saudosa. Era uma energia estranha e nós batalhávamos por cima", explica a atriz, contando onde foi buscar forças. Ela, Ana Marta Ferreira e António Camelier.

"Como as cenas também eram sempre alegres, dava uma leveza e nós sentíamos sempre a presença dela. Falei imenso com a Ana Marta Ferreira e com o António Camelier, ela estava ali connosco e aquilo motivava-nos a fazer sempre mais e melhor, porque ela tinha sempre esse espírito. Então nós quisemos não baixar os braços e pensar: ‘ok, a João queria que nós fizéssemos bem e acreditava em nós, por isso vamos cumprir o que ela sempre quis’."

As últimas cenas de Maria João Abreu em A Serra

Assim, nas últimas gravações, vemos Sãozinha colocar uma chaleira ao lume para fazer chá. Toca o telemóvel e, distraída, tira a chaleira do lume, mas deixa-o ligado. Pouco depois, abre a porta de casa, encosta-se à ombreira e uma corrente de ar apaga o bico do fogão. Ela não repara. Entretanto, desliga a chamada. Agarra na fotografia dos filhos e sente um odor estranho no ar. No fogão, o gás continua ligado.

Pode ler o resumo aqui.

Veja as imagens na galeria em cima.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Divulgação SIC

Siga a Nova Gente no Instagram