Nacional
Maria Cerqueira Gomes

«Tinha muita coisa para provar àquela gente. Chorava. Tive de crescer a fazer televisão»

Sáb, 12/01/2019 - 15:30

Maria Cerqueira Gomes é entrevistada por Fátima Lopes e não contém as lágrimas ao receber os elogios dos amigos e falar das saudades que sente do Porto

Maria Cerqueira Gomes é a nova apresentadora do Você na TV e para se apresentar aos portugueses abriu o coração em entrevista a Fátima Lopes, no programa Conta-me Como És. Uma conversa repleta de emoção do princípio ao fim, onde as lágrimas não faltaram. «Dá para chorar logo  no início?», começa por perguntar à apresentadora.

A entrevista, começou com o tema infância. «Eu nasci e vivi sempre na cidade do Porto, é la que me sinto em casa, sempre passeei muito pela cidade com os meus avós, sempre me foi incutido desde pequenina o gosto pela cidade...», conta, revelado que tem uma ligação muito especial aos avós. 

«O meu lado mais de mimo e de colo vem daí, sempre vivo muito com os meus avós e tento passar também isso aos meus filhos. Sou uma pessoa mais emocional do que mental, sou reservada mas sou muito emocional ao mesmo tempo [...] eu tenho muitos irmãos... sou muito de pessoas e muito menos de coisas» 

«Adorava ter metade do espírito dela»

Depois, Maria Cerqueira Gomes conta como é a avó que ainda está viva. «A minha avó paterna é uma força da natureza, adorava ter metade do espírito dela, tem 85 anos, sempre foi para Ibiza todos os verões com o meu avô. O meu avô infelizmente não esta cá, mas ela continua a ir. E os meus tios e o meu pai vão mas ela não quer ir com eles, vai para o hotel dela e depois encontra-se com eles para dizer um olá. Contudo no dia a dia é casa cheia sempre de portas abertas, nunca vi uma mulher com capacidade de abrir sempre as portas de ter sempre uma palavra simpática... sabes aquela pessoa que ainda hoje com 85 anos e se for preciso toma conta de cinco netos netos todos abaixo dos 10 anos».  

A apresentadora do Norte diz que sempre se adaptou bem às mudanças. «Consigo ler bem as situações». Maria Cerqueira Gomes é uma mulher que gosta de cumprir objetivos. 

«Tinha muita coisa para provar àquela gente que já tinha bagagem» 

«Sofro muito com isso, sou muito de compromissos. Se eu prometer eu faço, eu posso estar com gripe, doente... tenho numa incapacidade de falhar, eu não consigo falar, custa-me muito, quando assumo um compromisso eu tento fazê-lo até não poder mais».  

E que género de amiga é Maria Cerqueira Gomes? «Dou colo, tento dizer sempre a verdade, tento ser o mais leal possível e espero que todos os meus amigos pensem isso de mim. É isso que tento ser: ser leal até ao fim. [...] vou preparar-me para um novo desafio profissional de coração aberto e eu não posso ir de outra forma». 

Maria Cerqueira Gomes aborda depois o trajeto profissional que começou com um casting no Porto Canal pouco depois de ser mãe aos 19 anos. 

«Comecei por um proprama que se chamava Porto de Abrigo em que visitava instituições de solidariedade social, foi muito importante porque achava que tinha uma via difícil e passei a achar que a minha vida era completamente fácil. Estive em instituições com crianças abandonadas, maltratas... aquilo foi um balde de água fria... a minha equipa vinha da NTV e eu era a menina betinha que era da Foz. Tinha muita coisa para provar àquela gente que já tinha bagagem. Tive de me adaptar mais uma vez. Passei as passas do algarve, chorei imenso. Chorava porque sou chorona e depois porque tive de crescer a fazer televisão, cresci a errar. Não havia programas zero, a primeira vez que fui em direto para o ar foi a primeira vez que fiz um direto,  3 2 1 fala.» 

«Gosto de dividir protagonismo»

Fátima Lopes destaca o lado verdadeiro e genuíno da nova apresentadora do Você na TV: «Sou muito descontraída, muito informal, sinto mesmo que sou mais uma na salas das pessoas, tenho uma amiga que diz só te falta descalçar […] quando falho, falho, rio-me e reclamo, eu falo tanto da minha equipa, que eles sentiram a necessidade de por uma câmara na régie, gosto de dividir protagonismo». Maria Cerqueira Gomes não consegue conter as lágrimas ao ouvir os testemunhos de várias amigas. 

«Eu trago o Norte comigo, como disse, eu sou muito de pessoas, vou ter muitas saudades, vou ter muitas saudades de todos, sempre me dei bem com toda a gente, e passei muito tempo com eles e cresci tanto com eles. No último dia eu acho que mal falei no Porto Canal, sabes quando guardas para dentro...» 

Os telespectadores do Porto Canal apreciam este lado da apresentadora. «Gostam de mim como eu sou, desbocada, tenho um lado com alguma piada, eles gostam disso, eu conversava sobre tudo, sobre o carro que estava mal estacionado, as pessoas sabem quando tive um dia difícil. Quero que os telespectadores da TVI me vejam igual.» 

Depois Maria Cerqueira Gomes diz que não tem medo das comparações inevitáveis com Cristina Ferreira. «Não tenho medo das comparações, sei que vão existir, é inevitável, mas também sei que tenho um percurso de 12 anos que prova que sou aquilo e que não quero ser ninguém, quero continuar a ser aquilo que sou» 

A entrevista de Maria com Fátima Lopes foi adiada uma semana para que não fosse emitida ao mesmo tempo que Cristina Ferreira conversava com Daniel Oliveira no Alta Definição.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram