Nacional
Marco Horácio

A passar dificuldades, recusa convites da RTP e da TVI: «Vender a minha alma por dinheiro, isso não faço»

Qui, 03/01/2019 - 16:02

Marco Horário confessa: «Nestes últimos quatro anos passei por períodos muito difíceis, mas tive dois convites para a TVI e recusei. Tive um convite para ir para a RTP e recusei»

Marco Horário foi uma das estrelas da SIC que marcou presença na apresentação da nova grelha do canal esta quinta-feira, dia 3 de janeiro. O humorista anunciou o regresso do programa Levanta-te e Ri e falou sobre o período difícil em que passou dificuldades financeiras. 

Questionado sobre o facto de Daniel Oliveira lhe ter «dado a mão», responde: «Eu e o Daniel temos uma amizade de há muito tempo. Conheço o Daniel desde que ele estava na RTP. Com o meu feitio sou incapaz de pedir seja o que for a alguém. Estou aqui porque ele acredita em mim e porque acredita no meu trabalho. Estou aqui porque ele me fez sentir que eu posso ser, mais uma vez, uma mais-valia na SIC».

Marco conta que lutou sozinho e foi ele próprio que conseguiu ultrapassar a fase mais delicada. «A pessoa que mais me deu a mão no meu período difícil fui eu, porque eu lutei sempre e foi uma luta muito minha. [Lutei] pelo meu filho, porque quando se é pai luta-se muito pelos filhos e tenho pessoas à minha volta que me ajudaram.»

«Profissionalmente a única coisa que eu quero agradecer ao Daniel [Oliveira] foi o facto de ver em mim uma mais-valia para a SIC, nomeadamente no Levanta-te e Ri e projetos futuros que iremos ter com certeza», continua.

Convicto de que o pior já passou, Marco afirma: «Eu não tive baixos nenhuns, digo sempre que quem passou aquilo que eu passei e está aqui a falar com vocês, superou. A vida é difíl para todos, todos nós temos momentos complicados, a forma como nos superamos a saimos deles é que nos define perante os outros. Portanto, sai muito mais tranquilo, muito mais maduro. Estou muito mais ciente daquilo que eu quero, ou não, fazer».

«Tive dois convites para a TVI e um para a RTP e recusei»

Mesmo a passar dificuldades, Marco Horário recusou convites da RTP e da TVI. «Nestes últimos quatro anos passei por períodos muito difíceis, mas tive dois convites para a TVI e recusei. Tive um convite para ir para a RTP e recusei. [Recusei] porque uma coisa são as minhas dificuldades, outra coisa é aquilo que eu faço. Ir vender a minha alma por dinheiro, isso eu não faço. Recusei mesmo precisando de dinheiro, porque não me identificava e porque a minha mais-valia em televisão sempre foi a minha sinceridade e eu sou incapaz de subir a um palco e sentir que aquilo que eu estou a fazer, estou a fazer por dinheiro.» 

E justifica: «Sempre levei o humor muito a sério. Soube desde o primeiro dia que esta profissão tinha altos e baixos. Não podemos estar sempre em cima e, para mim, estar em cima e estar essencialmente bem comigo próprio. Eu recusei e hoje estou aqui a fazer aquilo que eu gosto. Se tivesse aceitado se calhar não estava aqui a fazer isto. Sempre fui fiel a mim próprio e ao público».

Sobre outros possíveis programas além do Levanta-te e Ri, Marco conta: «Temos uma série com o Rouxinol Faducho. Gostava imenso de voltar a trabalhar com a Diana Chaves. Já disse que às vezes preciso de boleia para casa (risos). Tenho muitas saudades de trabalhar com ela, é uma amiga de quem gosto muito».

Levanta-te e Ri de regresso à antena

Depois de um regresso experimental, Levanta-te e Ri vai voltar em definitivo à antena da SIC. A partir de janeiro, o histórico programa de stand up comedy, que se estreou há 15 anos, volta a ser exibido e com o anfitrião de sempre, Marco Horácio.

«É um prazer estar de volta à minha casa que sempre foi a SIC. 15 anos depois, voltar a fazer o Levanta-te e Ri é sinal de que, de facto, tudo na vida é cíclico e é sinal de que, mais tarde ou mais cedo, este programa tinha de voltar», contou Marco Horácio na apresentação das novidades da estação de Carnaxide para 2019, esta quinta-feira, 3 de janeiro.

Levanta-te e Ri será exibido mensalmente, depois do programa que vai substituir Casados à Primeira Vista. Lip Sync Battle, formato revelado em primeira mão pela TV7 Dias, estreia-se a 13 de janeiro. João Manzarra e César Mourão são os anfitriões do programa.

«Vamos começar uma mês por vez e depois logo se vê consoante a aceitação», explica o humorista. « Em 15 anos mudou a forma como as pessoas veem as coisas. O programa vai ter duas partes, a primeira parte é sempre a mais politicamente correta, a segunda aquela que nós damos mais. Temos de nos saber adaptar ao público.»

Marco Horácio regressa assim à ribalta depois de ter passado uma fase de sofrimento pessoal. Em setembro, o apresentador e humorista esteve no Alta Definição e revelou como ficou praticamente sem dinheiro e que  «teve de abdicar de algumas coisas», como por exemplo «refeições».

«Cheguei a entrar em casa e estar às escuras porque me cortaram a luz. No outro dia tive de pedir dinheiro emprestado para a voltarem a ligar», revelou na altura.

Texto: Ricardina Batista e Inês Fernandes com Mariana de Almeida; Fotos: Inês Fernandes/ Impala

Siga a Nova Gente no Instagram