Nacional
Marcelo Rebelo De Sousa

Respira de alívio após resultado negativo ao coronavírus

Seg, 09/03/2020 - 18:30

Marcelo Rebelo de Sousa está de quarentena e foi submetido ao teste ao coronavírus. «Foi negativo o resultado do teste efetuado, ao começo da tarde, ao Presidente da República», refere a nota publicada no site da Presidência

Marcelo Rebelo de Sousa, fez esta segunda-feira, dia 9 de março, o teste ao Covid-19. «Foi negativo o resultado do teste efetuado, ao começo da tarde, ao Presidente da República», refere a nota publicada no site da presidência.

Apesar de continuar sem sintomas virais, o Presidente da República, de 71 anos, continuará de quarentena, a trabalhar em casa, até perfazer as duas semanas refere a mesma nota.

Marcelo Rebelo de Sousa fica de quarentena

Horas antes, a Presidência da República havia anunciado que Marcelo Rebelo de Sousa suspendeu a agenda por duas semanas e vai permanecer em casa sob monitorização, “apesar de não apresentar nenhum sintoma” de infeção por Covid-19.

A decisão foi tomada depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter estado na terça-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, com uma turma de uma escola de Felgueiras (Porto), que foi encerrada devido ao internamento de um aluno, adiantou a Presidência, numa nota publicada no site oficial.

Presidente da República faz parte de grupo de risco

Marcelo Rebelo de Sousa está dentro do grupo de pessoas que poderão ser mais afetadas caso contraiam o Covi-19. Esse grupo inclui pessoas com mais de 60 anos (o presidente da República tem 71) e todos as que têm imunidade reduzida (desde doenças autoimunes até grávidas) e problemas de saúde de natureza cardiovascular, diabetes, dificuldades respiratórias, hipertensão ou cancro.

O presidente foi submetido, em outubro de 2019, a um cateterismo, após terem sido detetadas obstruções coronárias. O presidente da República, cujo pai morreu com um ataque cardíaco fulminante, falou sobre este problema de saúde em entrevista a Daniel Oliveira. «O meu avô era cardíaco, o meu pai era cardíaco. Eu achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer», afirmou na altura.

Texto: Carla S. Rodrigues

Siga a Nova Gente no Instagram