Nacional
Marcelo Rebelo De Sousa

Obrigado a fazer teste à covid-19 depois de estar em contacto com um pessoa infetada

Seg, 05/10/2020 - 12:40

Depois da reunião do Conselho de Estado da última terça-feira (29 de setembro), o conselheiro António Lobo Xavier testou positivo para o novo coronavírus e o Presidente da República, que esteve nessa mesma reunião, viu-se obrigado a fazer novo teste.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a apanhar um susto relativamente à Covid-19. Depois da reunião do Conselho de Estado da última terça-feira (29 de setembro), o conselheiro António Lobo Xavier testou positivo para o novo coronavírus e o Presidente da República, que esteve nessa mesma reunião, viu-se obrigado a fazer novo teste.

O exame foi realizado na noite deste domingo, na Fundação Champalimaud, e o resultado foi negativo. Além de Marcelo Rebelo de Sousa, também o presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, fizeram o teste, todos eles com resultado negativo.

Os exames clínicos aos três representantes do Estado foram feitos com caráter de urgência, pois os três deverão marcar presença na cerimónia do 5 de outubro, marcada para a manhã desta segunda-feira. No entanto, todos os que estiveram presentes na reunião irão realizar o teste à Covid-19.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que Marcelo Rebelo de Sousa faz o teste à Covid-19. Em março, o Presidente da República passou duas semanas em casa, em quarentena, depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada. Mais recentemente, esteve com Jorge Gabriel, depois de este ter regressado de umas férias em Porto Santo, na Madeira. Dias depois, foi revelado que a mulher e os filhos do apresentador estavam infetados com o novo coronavírus.

Ursula Von der Leyen em isolamento

Além dos conselheiros de Estado, Ursula Von der Leyen também esteve nessa mesma reunião como convidada. A presidente da Comissão Europeia já fez um teste na última quinta-feira (1 de outubro), mas irá ser testada novamente esta segunda-feira, 5 de outubro.

Ursula Von der Leyen tem estado em quarentena e deixou uma mensagem nas redes sociais. «Fui informada que participei numa reunião na passada terça-feira e que estive em contacto com uma pessoa que testou positivo para a Covid-19. De acordo com as normas em vigor, estarei em isolamento até amanhã [6 de outubro]. Já fiz um teste que deu negativo e hoje [segunda-feira] farei outro», escreveu no Twitter.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: D.R.

Siga a Nova Gente no Instagram