Nacional
Marcelo Rebelo De Sousa

Das namoradas ao casamento. 5 factos sobre os 70 anos de vida do Presidente

Qua, 12/12/2018 - 07:05

O Presidente da República Portuguesa está de Parabéns. Uma vida recheada de paixões e de dedicação ao trabalho. Conhecido por ser o rei das selfies e dos afetos, Marcelo Rebelo de Sousa vai passar o dia resguardado

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa comemora, esta quarta-feira, dia 12 de dezembro, o 70.º aniversário. O «Presidente dos Afetos», como é conhecido pelos portugueses, nasceu em Lisboa, a 12 de dezembro de 1948. Porém, o seu coração também tem uma parte de Celorico de Basto, no distrito de Braga, onde tem raízes familiares.

Filho de Maria das Neves Fernandes Duarte e Baltazar Leite Rebelo de Sousa, sempre foi o «filho protegido da mãe, enquanto os irmãos eram mais do pai», como se lê na biografia de Marcelo. António e Pedro Rebelo de Sousa são os seus dois irmãos, mais novos.

Uma curiosidade: o nome Marcelo foi escolhido em honra de Marcello Caetano, último Presidente do Conselho do Estado Novo, amigo da família e padrinho de casamento dos pais do chefe de Estado. 
O professor catedrático foi criado num ambiente de requinte e luxo, apesar dos pais terem vivido, em tempos, com as dificuldades normais de uma classe média promissora.

1) Marcelo teve a primeira namorada aos 12 anos e casou aos 24

Aos 12 anos teve a primeira namorada, Isabel Coelho Alves. O pedido de namoro aconteceu durante uma aula de ténis, na Escola de Ténis do Estoril. Namoraram cerca de dois anos.

Com 24 anos casou-se com Ana Cristina Motta Veiga, a primeira e única mulher do antigo comentador da TVI. Conheceram-se numa festa de Natal, organizada pela família da mulher, mas só umas semanas depois, numa matinée, é que o «tímido» Chefe do Estado ganha coragem e convida-a para dançar. Na altura, Cristina namorava com o tenente da marinha João Bandeira Enes. O tenente estava embarcado quando Ana Cristina Motta Veiga começou a namorar, ao mesmo tempo, com o ex-líder do PSD. 

2) A mulher da vida de Marcelo

O casamento aconteceu no dia 22 de julho de 1972. No entanto, oito anos mais tarde, o amor chegou ao fim. Pai de dois filhos, Nuno e Sofia Motta Veiga Rebelo de Sousa, Marcelo já tem quatro netos, todos da parte do filho. 

Pouco tempo depois de se divorciar, em 1981, Marcelo começou a namorar com Rita Amaral Cabral. A relação dura até aos dias de hoje, mas nunca se quiseram casar, nem viver juntos.

3) Os estudos e a carreira académica

O antigo ministro dos assuntos parlamentares, entre 1996 e 1999, licenciou-se em Direito, em 1971, e doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas, em 1984. O seu nome faz parte da história da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde começou a lecionar em 1990. De lá só saiu quando se tornou Presidente da República, em 2016.

4) O «Presidente dos Afetos» e das «Marcelfies»

Trata-se do vigésimo Presidente da República Portuguesa, quinto após o 25 de abril de 1974. Venceu as eleições à primeira volta e tem feito as delícias dos portugueses, quer pela simpatia, quer pelas «selfies – as marcelfies» que tira com os fãs, que são já a sua imagem de marca. Aliás, Marcelo já é conhecido com o «Presidente dos afetos».

5) Dia de aniversário sem nenhum evento especial

O site da VIP contactou um dos assessores de Marcelo Rebelo de Sousa para saber como é que o Presidente vai passar o dia de aniversário. No entanto, foi revelado que não existe nenhum evento especial marcado na agenda. Ou seja, será um dia quase normal para Marcelo Rebelo de Sousa. 

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram