Nacional
Mara Prates

Revela-nos o nome do bebé: «Escolhemos pelo significado»

Sáb, 05/10/2019 - 11:25

Mara Prates confessa-se ansiosa por conhecer o primeiro filho, fruto do casamento com Diogo Lopes. A atriz, de 26 anos, vai ser mãe de um rapaz e está radiante

Na ficção, é a rececionista mais engraçada da SIC. Na vida real, Mara Prates prepara-se para desempenhar o papel mais importante de todos: ser mãe. A atriz, de 26 anos, revela à NOVA GENTE o nome escolhido para o primeiro filho, fruto do casamento com Diogo Lopes, e conta como tem corrido esta aventura pelo mundo da maternidade.

Vem aí um bebé! Qual é a sensação? Como está a correr a gravidez?

Tem sido maravilhoso, porque é uma coisa que nós queríamos muito. É o concretizar de um sonho. Os primeiros meses foram difíceis, porque sofri muito com vómitos e náuseas. Foi mesmo complicado. Agora, já está a acalmar. Já estou no trimestre final e, portanto, está tudo a correr melhor. Está tudo mais bonito, estou a começar a aproveitar mais, sinto-o a mexer. Começo a sentir aquela magia de que todos falavam.

Como reagiu no preciso momento em que soube que estava grávida?

Confesso que nos sentimos muito abençoados, porque sei que há mulheres que demoram muito tempo a engravidar. No dia em que começámos a tentar... foi logo! Foi muito rápido, não estava à espera. Comecei a ter os sintomas todos, não estava a acreditar no que estava a acontecer. Quando vi o teste e estava positivo foi um misto de emoções e de sentimentos, porque era o que queríamos, mas, ao mesmo tempo, sentia espanto. Isto tudo aconteceu no dia em que comecei as gravações de Golpe de Sorte. Foi um dia marcante por dois motivos: pelo início de um projeto e pela grande novidade.

Sempre sonhou ser mãe ou foi um desejo que surgiu com a idade?

Sempre sonhei! Lembro-me de dizer que ia ter cinco filhos, portanto, ser mãe sempre fez parte dos planos. Acho que mais do que qualquer outra coisa. Sinto mesmo que é o que quero ser e não fazia sentido nenhum passar por isto, que é a vida, sem passar por essa experiência.

Agora, que está quase no final da gravidez, como estão as expectativas?

Está a ser muito emocionante e, acima de tudo, é uma ansiedade tremenda de querer tê-lo já comigo. No início, estava tão cansada que não pensava nisso; mas, agora, que está a mexer muito, já é só ansiedade de olhar para ele e de o sentir.

Tem tido desejos?

Só tive um desejo e foi às 23h00. Apeteceu-me uma bola-de-berlim, que é uma coisa que eu nunca como (risos). Fiz imensos dias de praia e nunca me apeteceu, nunca comi. No outro dia, estava em casa e disse: “Quero uma bola-de-berlim”. E comi! O marido satisfez o desejo.

Como tem lidado com as mudanças do corpo? Como é ver a barriga a crescer?

No início, foi mais complicado. Acredito que seja complicado para todas as mulheres. Há uma fase inicial, que eu não tinha muita noção até passar por isso, em que o corpo muda, mas ainda não há uma barriga. Fiquei mais larga, o peito cresce… Então, houve ali um mês em que era difícil olhar para o espelho. Entretanto, a barriga começa a crescer e começamos a sentir-nos grávidas. Aí já é maravilhoso!

Que cuidados de alimentação tem tido nesta fase? Mantém o exercício físico?

Tenho a pouca sorte de não ser imune à toxoplasmose, portanto, tenho um cuidado muito grande com a alimentação. À parte disso, faço tudo o que fazia. Parei de fazer exercício físico nos primeiros três meses, por conselho médico, mas agora já vou fazendo.

«O Diogo ficou muito feliz, era um desejo muito grande»

Como foi a reação da sua família? E do Diogo?

Ao Diogo contei no dia de aniversário. Ele fazia anos uma semana depois e só lhe contei no dia de aniversário. Ele ficou muito feliz, era um desejo muito grande. Portanto, ele e a família ficaram muito felizes. Já todos estavam à espera, nós casámos no ano passado e falávamos muito nisso.

Já sentia que havia a “pressão”?

A “pressão” aconteceu mais antes do casamento (risos), mas quando souberam da novidade ficaram muito felizes.

É um rapaz. Já há nome escolhido?

Já está escolhido. Quando começámos a pensar, não tínhamos nenhum nome de menina, mas de rapaz já tínhamos um pensado. Portanto, já está.

E podemos saber qual é?

Agora, já podem. É muito difícil chegar a acordo, temos os dois muitas crenças. Primeiro, tínhamos uma lista e fomos ver todos os significados. Escolhemos pelo significado que fazia mais sentido para nós, portanto, vai ser Vicente Maria.

Qual é o significado?

O significado principal é “o vencedor”. É o nome de uma pessoa lutadora, empática e com muitos amigos. Como nós os dois somos assim, fazia sentido. É uma responsabilidade tão grande! Mas escolhemos com amor e esperamos que ele goste. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram