Nacional
Manuel Luís Goucha

Rui Oliveira «escondido» na própria casa pela TVI

Ter, 24/12/2019 - 10:41

Há um ano, Portugal via Rui Oliveira de roupão ao lado de Fátima Lopes para promover as emissões especiais do programa No Monte do Manel. Este ano, Rui Oliveira estará «escondido» na própria casa

Há um ano, Portugal via Rui Oliveira de roupão ao lado de Fátima Lopes para promover as emissões especiais do programa No Monte do Manel. Este ano, o marido de Manuel Luís Goucha estará «escondido» na própria casa.

O Monte do Manel foi um conjunto de programas ocupou as manhãs da TVI enquanto o estúdio de Você na TV! sofria remodelações para receber a estreia no canal de Maria Cerqueira Gomes. O marido de Manuel Luís Goucha acabaria por alargar a sua participação a este programa, protagonizado várias reportagens no exterior.

Esta terça-feira, 24 de dezembro, a estação de Queluz de Baixo vai novamente até Monforte, no Alentejo, para uma emissão especial de Natal do matutino conduzido por Manuel Luís Goucha e Maria. No entanto, desta vez, o marido do anfitrião não vai marcar presença, apesar de o formato ter sido gravado naquela que é, também, a sua casa de férias.

Fonte oficial da TVI explicou ao site da revista Maria que Rui Oliveira não vai surgir em antena porque «o que vai para o ar é o Você na TV! e não O Monte do Manel». «É o mesmo programa de sempre, mas gravado na casa do Goucha. Vai incluir reportagens de rua, com a Maria Cerqueira Gomes em vários locais do Porto», adianta a mesma fonte.

Rui Oliveira «não tinha uma relação contratual»

A sua ausência pode, ainda assim, prender-se com o mal-estar entre o marido do apresentador e Helena Forjaz, Diretora de Comunicação da Media Capital, grupo no qual se integra a TVI, depois de Rui ter garantido, em março, que não voltava ao canal enquanto este não tivesse uma organização diferente. Assumiu, na mesma altura, ver o programa de Cristina Ferreira na SIC, quase todos os dias, estando disponível para ir preparar uma receita ao «bairro vizinho». 

«O Rui não tinha uma relação contratual com a TVI, esteve em antena quando tinha de estar e quando fez sentido. Fez o No Monte do Manel porque ele mora lá. Fazia sentido ele estar lá, a casa é dele. Fez uma participação no Dança com as Estrelas Especial: Fim de Ano e umas participações no Você na TV! quando foi pertinente», enumerou, na altura, Helena Forjaz à mesma publicação.

À época, a responsável foi mais longe e revelou que, com as declarações que fez, Rui Oliveira quebrou a confiança que o canal depositava nele, bem como anulou toda a qualquer hipótese de continuar a trabalhar para a TVI. «Se calhar havia algumas coisas em cima da mesa para ele, mas não faz sentido ter alguém que não se sente bem na TVI», sublinhou a Diretora de comunicação.

Forjaz assegurou ainda que o que se passou com Rui Oliveira não beliscou a relação do canal com Manuel Luís Goucha. «O marido do Goucha chama-se Rui Oliveira e o Manuel Luís não tem nada a ver com isto (...). O Rui Oliveira é uma pessoa e o Manuel Luís Goucha é outra. São coisas distintas».

As polémicas com a TVI

Foi durante o segundo dia de Portugal Fashion, na Alfândega do Porto, onde esteve acompanhado pelo marido, que Rui Oliveira proferiu palavras polémicas sobre a TVI. 

Depois dos tecer elogios à SIC, afirmou não pode fazer o mesmo em relação a Queluz de Baixo. «Os apresentadores são muito bons. Agora, não se pode ter apresentadores muito bons e ter uma edição péssima e ter toda a estrutura por detrás de todo o programa… Os apresentadores só têm de apresentar aquilo que lhes é proposto como temas. Se a estrutura não está bem montada, logicamente os apresentadores por si só não conseguem», opinou.

«Neste momento, a TVI tem falta de uma estrutura valente, uma estrutura profissional, consistente, que vá desde o Diretor de Programas à Edição… muitos dos membros da produção já existiam. Se eles eram ganhadores no tempo em que a Cristina lá estava é porque tudo estava bem, estava preparado. Se agora não são, é porque alguma coisa foi mexida, ou pelo menos porque andavam a dormir enquanto estavam os dois apresentadores, os melhores da televisão, juntos. Se eles [Cristina e Goucha] dissessem um palavrão, tinham muita audiência. Agora estão divididos e é diferente», vaticinou.

Texto: Ana Filipe Silveira com Ana Lúcia Sousa; Fotos: Impala e divulgação TVI 

Siga a Nova Gente no Instagram