Nacional
Manuel Luís Goucha

O cheesecake de oreo que é de comer e chorar por mais

Sex, 06/03/2020 - 11:00

Manuel Luís Goucha gosta de dar a conhecer as suas melhores receitas. De modo a celebrar o Dia Mundial da Oreo recordamos o famoso cheesecake do apresentador.

Manuel Luís Goucha é um excelente cozinheiro e gosta de partilhar as suas melhores invenções. De modo a assinalar o 108º aniversário das bolachas Oreo que se assinala esta sexta-feira, 6 de março, decidimos recordar a famosa receita do cheesekate de Oreo do apresentador. 

No blogue de Manuel Luís, O cabaré do Goucha, o marido de Rui Oliveira revelou um almoço que confecionou no monte que tem no Alentejo. A sobremesa era este cheesecake de Oreo que é de comer e chorar por mais.

Leia aqui a receita:

«A ideia era usar uns recipientes que dessem a ideia de pequenos vasos, estes em verde e vidrados e adquiridos na “Cerâmicas na Linha”. Utilizei dois pacotes de bolachas Oreo. Separei cada duas partes de cada bolacha, raspando para uma taça o recheio. As bolachas são trituradas de modo a obter-se um granulado a parecer terra.

No fundo de cada vaso espalhei uma fina camada de caramelo, feito com açúcar, natas e manteiga. O açúcar vai ao lume com um nadinha de água e quando ganhar uma cor dourada forte, tira-se do lume e junta-se-lhe, mexendo sempre, uma embalagem pequena de natas. Volta ao lume para ferver, sem parar de mexer. Retirado do lume, junta-se ao caramelo uma colher de sobremesa de manteiga com sal. Mexe-se e deixa-se arrefecer.

Por cima da camada de caramelo dispus, em cada caso, um creme de queijo mascarponne (duas embalagens normais) misturado com o recheio das bolachas Oreo e com duas embalagens de natas previamente batidas. Uma vez que usei o recheio das bolachas não incluí neste creme grama que fosse de açúcar.

Por cima deste creme acrescentei uma rodela de espessura fina de bolo de chocolate (use uma receita sua habitual ou até pode optar por um de compra). Completei cada vaso com o granulado de bolachas Oreo, como se fosse terra. Até à hora de servir este doce deve manter-se no frio. Apresentei cada vaso com um galho de alfazema.»

Siga a Nova Gente no Instagram