Nacional
Manuel Luís Goucha

Fala sobre as razões que levam Raquel Tavares «a pôr um ponto final»

Seg, 13/01/2020 - 18:15

Manuel Luís Goucha revela que não foi surpreendido pela notícia de Raquel Tavares, após a fadista anunciar um ponto final na carreira

Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes começaram a Crónica Social, do Você na TV. na TVI, a falar sobre a notícia que surpreendeu Portugal na semana passada. Ao que parece, só o apresentador é que não foi apanhada de surpresa com o anúncio de Raquel Tavares

Agora com 35 anos, a fadista anunciou um afastamento da música por estar «profundamente infeliz», no programa da Cristina Ferreira, na SIC, no dia 9 de janeiro. O assunto foi, esta segunda-feira, dia 13 de janeiro, comentando por Ana Arrebentinha, Flávio Furtado e Cinha Jardim. «Eu conheço a Raquel ao ponto de saber que é apaixonada por aquilo que faz. Surpreendeu-me», começou por confessar o comentador. 

Já Manuel Luís Goucha revelou que sabe as razões que levam Raquel Tavares a abandonar a carrreira. «Esta notícia não me surpreendeu, porque eu sei as razões que levam Raquel Tavares a pôr um ponto final. Não será um ponto final. Será uma pausa na sua carreira.

Maternidade não é a razão

O apresentador referiu ainda que, dado que a cantora não apresentou as razões concretas para o afastamento, também não se iria alongar. «Ela não falou nisso, portanto não sou eu que vou falar.»

Nesta altura, Ana Arrebentinha colocou a hipótese de Raquel Tavares querer ser mãe, o que poderia ser uma razão para deixar a música de lado por uns tempos.  

Mas Manuel Luís pôs logo a hipótese de lado: «Não é nada por isso». O tema terminou com o apresentador a mandar «beijinhos para a Raquel Tavares» e a dar-lhe os «parabéns, porque fez [35] anos no passado sábado». 

Maria Cerqueira Gomes findou, deixando um conselho: «É melhor parar para sabermos onde queremos ir».

«Decidi para de cantar»

«Venho partilhar a decisão que tomei.» Foi assim que Raquel Tavares começou por comunicar aquela que é a decisão mais marcante da sua vida. Sob o olhar atento de Cristina Ferreira, a fadista afirmou: «Estou quase a fazer 35 anos. Decidi que quero viver além daquilo que tem sido a minha vida nos últimos 28, que tem sido cantar. Desde muito cedo que a música é a minha vida». 

A cantora referiu que se apercebeu que estava «infeliz» a cantar há cerca de um ano. A decisão de parar veio logo a seguir. «Há um ano para cá percebi que aquilo a que me dediquei uma vida inteira me estava a fazer menos bem. Estava profundamente infeliz. Não propriamente a cantar, mas naquilo que é adjacente a isso, a vida artística.»

As questões foram mais que muitas. «Questionei-me até que ponto nasci para ter esta vida? Então decidi para de cantar. Já parei. Nesse concerto partilhei com as pessoas que ia partir para uma nova fase da vida. Este ritmo da vida artística é rápido, é tudo tão rápido. Não estava a conseguir acompanhar, não estava capaz emocionalmente nem fisicamente», confessou. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram