Nacional
Manuel Luís Goucha e o (grande) pormenor na própria casa

«A minha admiração por não ser católico e ter essa relíquia»

Ter, 18/12/2018 - 08:06

O programa No Monte do Manel arrancou esta segunda-feira com muito cante alentejano e entrevistas. Na sala da casa de Manuel Luís Goucha em Monforte, há um detalhe que chama a atenção

Manuel Luís Goucha abriu as portas do monte alentejano esta segunda-feira de manhã e Portugal inteiro pode «entrar» no refúgio do apresentador. O programa, que está no ar até ao final do ano, das manhãs da TVI, acontece na casa que tem em Monforte e foi a partir da sala que o apresentador recebeu vários convidados.

Há, porém, um detalhe que saltou à vista: Goucha e o marido, Rui Oliveira, incluíram na decoração desta divisão objetos de arte sacra. Na imagem, é possível ver um oratório e alguns crucifixos mesmo por trás do sofá.

«Eu estou à procura do mistério e é isto que enriquece a minha vida»

Um dado curioso, uma vez que o comunicador é agnóstico, como fez questão de explicar em maio do ano passado, aquando da visita do Papa Francisco a Fátima. «Agnóstico é aquele que não encontra na razão humana capacidade para discutir o que não é dizível. Eu não discuto Deus, eu não discuto a fé. Enquanto o ateu recusa liminarmente todas estas coisas que nos podem remeter para o mistério, eu estou à procura do mistério e é isto que enriquece a minha vida», explicou nessa altura.

Entre os itens que deixou ver nesta primeira emissão, encontra-se um anjo e um oratório. «Uma verdadeira obra de arte. A minha admiração por não ser católico e ter essa relíquia», comenta uma espectadora do programa nas redes sociais.

A «boca» a Cristina Ferreira logo no dia da estreia

No Monte do Manel estreou com o apresentador a mandar mais uma «boca» para Cristina Ferreira. É que Manuel Luís Goucha fez questão de dizer, logo nas primeiras palavras a partir do monte alentejano, que este programa da TVI é feito numa casa a sério. Pelo contrário, o programa da antiga companheira de televisão vai ser emitido na SIC a partir de uma casa, mas montada num estúdio.

«Isto não é um cenário a fazer de conta, é mesmo a minha casa no Alentejo. Durante as próximas dois semanas, a minha casa é a sua casa. Seja bem-vindo», disse Goucha.

Outra curiosidade é o facto de No Monte do Manel ter arrancado com uma atuação de uma banda filarmónica. Recorde-se que Cristina Ferreira também começou a apresentação do programa na SIC com a atuação de uma banda. Uma semelhança que não parece ser por acaso.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram