Nacional
Manuel Luís Goucha

Desfaz-se em lágrimas ao ouvir a história da mãe que perdeu o filho de 11 anos

Sex, 24/05/2019 - 22:26

«Eu controlo tanto as minhas emoções … é uma história maravilhosa», afirmou Manuel Luís Goucha quando não conseguiu conter mais a emoção em direto

Manuel Luís Goucha desfez-se em lágrimas ao conhecer a história inspiradora de Pedro, um menino da Lousã, que morreu vítima de leucemia e inspirou a criação de uma cooperativa solidária.

Manuel Luís Goucha chorou em direto, durante A Tarde é Sua, com a história de Pedro, um menino de 11 anos que morreu há um ano vítima de uma leucemia. Antes de morrer, Pedro deixou um legado através dos desenhos que criou, que foram usados para angariar dinheiro para o serviço de oncologia do hospital onde recebia tratamentos. Após a sua morte, a mãe e alguns familiares criaram uma cooperativa para ajudar outras crianças com a mesma doença: a  Pedrinhas, Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural Pedro Brazião Rodrigues.

«O Pedro está aqui», refere Manuel Luís Goucha ao ouvir as declarações a mãe do menino da Lousã. «O fim físico do Pedro é o princípio do projeto Pedrinhas. Eu estou aqui à beira das lágrimas, peço imensa desculpa», diz Goucha, visivelmente emocionado. «Eu controlo tanto as minhas emoções … é uma história maravilhosa. Ele queria que uma marca de chocolates tivesse os desenhos dele...», acrescenta, limpando as lágrimas. 

O menino morreu na véspera de completar o 11º aniversário

 Ana Brazião, mãe de Pedro, explica como o filho, através dos seus desejos, consegui ser solidário nos últimos meses de vida. O menino morreu na véspera de completar 11 anos, a 22 de março de 2018. «Fez uma coleção especial de chocolates com os desenhos dele por forma a ajuda a Associação Acreditar, que apoia crianças com cancro e as suas famílias, que tem uma residência na qual nós ficávamos muitas vezes. Com esse dinheiro comprámos cortinas blackout [importantes para o sossego dos doentes e das mães] para o serviço de oncologia do hospital […] Esse projeto foi desenvolvido com ele em vida, foi muito gratificante para ele e para todas as pessoas que participaram», conta.

«Ele com o seu trabalho conseguiu superar, mas também ajudar outras crianças, ele tinha esta forma de estar, ele preocupava-se muito como é que estavam os outros, independente da forma em que ele estivesse», acrescenta a mãe. «A Pedrinhas é uma cooperativa de solidariedade social para ajudar outros meninos. O nosso objetivo é fazer intervenção das casas onde ficam as crianças», diz.

«Acredito muito na vida após a morte»

Apesar da dor da morte do filho, Ana agradece a passagem do filho pela sua vida. «Tive a possibilidade de viver a vida de uma forma diferente, com lentes coloridas. Consegui fazer com que a minha vida tivesse um sentido completamente diferente. Agora, acredito muito na vida após a morte, acredito muito que o Pedro está em algum sítio», afirma a mãe.

Emocionado, Manuel Luís Goucha termina a conversa com a lição de vida que retirou da entrevista tocante. «Acho que todos nos saímos daqui melhores pessoas por causa do Pedro».

Manuel Luís Goucha conduziu A Tarde É Sua desta sexta-feira, dia 24 de maio, porque Fátima Lopes, teve de receber assistência hospitalar dado que deslocou uma costela ao espirrar, de noite.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram