Nacional
Manuel Cavaco deixa Júlia Pinheiro arrepiada

A história do pastel de nata que marca a infância do ator

Qua, 22/05/2019 - 21:48

Manuel Cavaco foi convidado de Júlia Pinheiro esta quarta-feira, dia 22 de maio, e falou da infância marcada por uma perda irreparável e um avô «muito especial»

Manuel Cavaco falou, com a emoção na voz, sobre a infância marcada por uma perda irreparável e o consolo de um avô «muito especial». O ator foi convidado por Júlia Pinheiro e fizeram uma viagem ao passado para recordar os pastéis de nata que tinham o «melhor sabor» do mundo.

«Fiquei sem mãe tinha um ano um pouco. O meu pai sofreu muito e entregou-me aos meus avós. Fui criado pela minha avó e pelo meu avô [maternos]», começa por contar Manuel. O ator foi viver para a Madragoa, onde cresceu e brincou.  

«Tinha uma família extraordinária à minha volta. Eram sete tios e esse avô. Esse avô era muito especial. Foi das primeiras cartas de condução em Portugal. Era de tal maneira que foi convidado pelos bombeiros de Lisboa para conduzir um camião», recorda, com carinho.

Foi o avô Carlos que lhe passou conhecimentos que jamais irá esquecer. Aos cinco anos, Manuel Cavaco já sabia ler.  «É esse avô que me põe no colo, à frente de uma mesa com os jornais abertos, me ensinou a ler.»

«Era o melhor pastel de nata do mundo»

Nostálgico, Manuel Cavaco conta o «doce» com que o avô o surpreendia sempre. «Eu pedia ao meu avô um pastel de nata e ele dava-me um pão com açúcar e canela. Era o melhor pastel de nata ao mundo.» E é nesta momento que Júlia Pinheiro fica maravilhada: «Acho lindo. Até me arrepiou».

Aos dez anos, o ator mudou-se da Madragoa para Campo de Ourique. «Quando eu tinha dez anos, o meu pai já tinha casado e eu e o meu irmão lá fomos com eles para a casa.»

A adaptação não foi fácil. «Primeiro custou muito porque do meu ambiente, do meu casulo. Eu tinha tudo. Tudo era extraordinário e vim para Campo de Ourique, sem amigos, sem saber de nada.» Mas a vida acabou por se compor.

Aos 17 anos, Manuel Cavaco soube que era na representação que seria feliz. Frequentou o Conservatório Nacional de Teatro e, hoje, já tem mais de 50 anos de carreira. 

Pelo caminho estão dezenas de peças de teatro e novelas, sendo atualmente Nestor Macedo na novela Alma e Coração, da SIC. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram