Saúde e Beleza
Luta contra o Cancro da Mama

A alimentação pode influenciar mais do que pensa

Ter, 30/10/2018 - 08:10

De acordo com o Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, entre 30% a 40% dos casos de cancro são provocados pela má alimentação e falta de exercício físico.

Segundo o Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, entre 30% e 40% dos diagnósticos de cancro são provocados por uma má alimentação e a falta de exercício físico. Ainda assim, muitos outros são também resultado da herança genética ou da própria idade.

Há quem pense que o cancro é o reflexo de uma má alimentação, mas o que as pessoas não sabem é que pode partir da própria pessoa a prevenção da doença.

Quando se fala em cancro é quase que automático pensar-se em aditivos, hormonas injetadas nas carnes, alimentos orgânicos, etc. No entanto, o peso e a alimentação equilibrada são dois fatores muito mais importantes.

Como ter um peso ideal e um estilo de vida saudável é a questão que surge na cabeça de muitas pessoas.

Segundo a coach de emagrecimento e consultora alimentar, Gabi Lodewijks, «a alimentação é uma grande aliada no combate do cancro da mama e outras doenças».

«Ter uma alimentação equilibrada, ingerindo as quantidades diárias de nutrientes, vitaminas e minerais, diminui as probabilidades de adoecer. Lembrando ainda que não há garantia de não possa vir a contrair a doença», refere.

A mesma consultora alimentar avança ainda que maçã, feijão, ervilha, azeite, cereais e frutas vermelhas têm propriedades anti-cancerígenas que acabam por diminuir os riscos de aparecimento de tumores.

«Consuma peixes, são ótimos no combate ao cancro da mama, uma vez que são ricos em gordura insaturada, que faz bem à saúde, ao contrário da gordura saturada. É também importante o consumo de alimentos ricos em fibras e frutas».

Por outro lado, «a carne vermelha é um alimento inflamatório, que faz aumentar as probabilidades de desenvolver um cancro», acrescenta Gabi Lodewijks.

A coach alimentar acrescenta ainda que, para evitar o cancro da mama, deve-se «diminuir o consumo de gorduras animais, açúcares e derivados, e bebidas alcoólicas».

«Prevenir o cancro através de uma alimentação saudável nem sempre é possível, no entanto, este cuidado com a sua alimentação faz com que contribua para uma melhoria na sua saúde», conclui Gabi Lodewijks.

Siga a Nova Gente no Instagram