Internacional
Luis Urzúa

O último mineiro a sair

Qui, 14/10/2010 - 10:33

O líder do grupo de 33 mineiros resgatados no Chile revelou que "quando chegou a primeira sonda todos queriam abraçar o martelo".

"Tínhamos estabelecido um protocolo, mas quando a primeira sonda chegou todos se esqueceram e queriam abraçar o martelo", disse Luis Urzúa, o último mineiro a ser resgatado, em conversa com o presidente chileno, Sebastián Piñera.

Urzúa revelou que, após o acidente, ocorrido a 5 de Agosto, foram necessárias cerca de três horas para se avaliar a situação, devido à poeira. Houve várias tentativas de sair e "muita gente fez o que não deveria, mas por sorte soubemos manter a calma e, graças a Deus, não ocorreu nenhum acidente".

O mineiro recordou que, nos primeiros dias, "tínhamos muito pouca comida. No final (antes da sonda chegar) estávamos a comer a cada 48 horas. Mas tínhamos fé, esperança de que algum dia seríamos resgatados."

"Deus", acredita o mineiro, "faz as coisas com algum objectivo. Muitos podem dizer que isto foi um caos, mas não, estávamos onde deveríamos estar".

Siga a Nova Gente no Instagram