Nacional
Luís Aleluia

Farto do cancro, que o afasta de todos os que ama: «Resistirei enquanto puder»

Dom, 28/07/2019 - 11:30

Luís Aleluia perdeu recentemente um amigo e deixou uma mensagem, em jeito de desabafo, nas redes sociais.

Luís Aleluia, o ator que ficará para sempre conhecido pelo papel de menino Tonecas, recorreu às redes sociais, no final da tarde deste sábado, dia 27 de julho, para abordar um tema delicado: o cancro. Sem nunca referenciar diretamente o que aconteceu, o ator afirma «estar farto deste filho de pu@ta chamado cancro» que o afasta dos que ama.

«Quanto mais lido com a morte mais nojo tenho dela. Não por medo de a enfrentar mas porque insiste em tornar o resto da minha vida num inferno! Começo a estar farto desse filho de pu@ta chamado cancro que me afasta dos que amo. A morte jamais os levará de mim (resistirei até poder) mas impede o calor do abraço, o valor da palavra e o aconchego da amizade!» – lê-se. Em minutos, a publicação ficou repleta de mensagens de força. Ainda assim, e sem justificação, Luís Aleluia acabou por apagá-la.

O site da revista Maria falou com Zita Fabretto, mulher de Luís, que explicou que o ator se encontra bem de saúde e que o texto nada tem a ver com ele diretamente. Leia as declarações completas aqui.

De recordar que Luís Aleluia, de 58 anos, esteve, em novembro de 2018, internado no Hospital de São José, em Lisboa, devido a uma infeção nos intestinos, mais precisamente, uma diverticulite aguda. O ator apanhou um grande susto com a saúde e viu-se obrigado a cancelar os espetáculos que já tinha marcado com a peça «Saídos da Casca»..

«Eu não viveria sem eles»

Luís Aleluia, foi entrevistado do programa Conta-me como És, TVI, em janeiro, altura em que deu um testemunho emocionante sobre a sua vida.

Sempre de sorriso sereno no rosto, acabou por se emocionar quando Fátima Lopes leu cartas escritas pelos dois filhos que tem em comum com Zita Favretto. João, hoje com 13 anos, e José, com 16, foram adotados aos cinco e 18 meses, respetivamente. Um «herói», um «amigo», «um lutador» e «o melhor ator do mundo», disseram do pai. «Eu não viveria sem eles», responde Aleluia.

João, diz, «é um menino muito criativo, tem os sonhos todos do mundo». José é um «desafio muito interessante», já que tem síndrome de Asperger, uma perturbação do desenvolvimento que afeta as capacidades de comunicação e relacionamento.

«O papel de pai é uma coisa que se vai aprendendo e apreendendo», diz. «Nestes casos de adoção, a coisa é dita em meia hora: queres? Não queres? A coisa é decidida um bocadinho a frio três ou cinco anos depois de se ter ganho o direito à adoção. É por isso que acontece muitas vezes a rejeição», explica Aleluia, que já tinha admitido que passou por esta fase.

Também a apresentadora frisou ser sensível ao tema da paternidade. «Também é difícil para mim ler estas cartas», confessou, enquanto lhe vieram lágrimas aos olhos. No final, o eterno Menino Tonecas ofereceu a Fátima uma fotografia da comunicadora com o José, captada há dez anos, durante uma visita de ambos ao Refúgio Aboim Ascensão, em Faro.

Texto: Márcia Alves com Redação WIN; Fotos: Impala

Siga a Nova Gente no Instagram