Sabores
Lisboa

Um espaço de memórias

Qua, 04/05/2011 - 12:32

É um restaurante de bairro onde o cliente paga apenas o que acha que deve! A cozinha respeita a tradição portuguesa, servida em recipientes pouco usuais em hotelaria.

A Cantina da Estrela fica entre a Estrela e Campo de Ourique. Inserido no Hotel da Estrela, do Grupo Lágrimas, o restaurante transporta­-nos à nossa infância na escola primária. Tudo porque o ambiente recriado é o das antigas escolas, daí não ser de estranhar as ardósias e secretárias de madeira espalhadas pelo espaço, as ementas a fazer lembrar os livros antigos e objectos escolares em diversos cantos.

Inovação é o cliente avaliar os pratos, para assim decidir quanto paga – existe um intervalo de preços para cada um deles. Criados pelo chef Luís Casinhas, os pratos têm “muita criatividade e são de inspiração mediterrânica”, revela. Receitas da cozinha tradicional portuguesa, com influência internacional, sempre servidas em tachos ou noutros recipientes pouco habituais em hotelaria. Um verdadeiro, e bem conseguido, regresso ao passado.

De salientar a iluminação natural do espaço, que incorpora um pequeno e simpático jardim, bastante convidativo para os dias quentes de Verão que se aproximam a passos largos. E, ao contrário de muitos outros restaurantes, este tem área suficiente para preservar a privacidade de todos os clientes.

Restaurante Cantina da Estrela
Morada:
Rua Saraiva de Carvalho, 35, Lisboa
Tel.: +211 900 100
Site: www.hoteldaestrela.com
Horário: De terça a sábado, das 12h30 às 15h30, e das 19h30 às 22h30. Encerra aos domingos e segundas.
Preço médio por pessoa: € 25

Sugestão do chef

Tagliatelle de vieiras e camarão

Ingredientes: 20/30 camarões (cerca de 100 g); 50 g de miolo de vieiras frescas; 10 cl de azeite; 5 g de sal grosso marinho. Para o tagliatelle cozido: 1 cl de azeite; 5 g de sal grosso marinho; 5 g de coentros; 1 g de pimenta-preta em grão; 2 dl de molho de camarão.
Confecção: Prepare os camarões, depois de cozidos (na forma que está habituada a fazer) descasque apenas o “corpo” deixando o rabo e a cabeça do camarão. Em seguida coza a massa em água e sal. Numa frigideira, com um pouco de azeite, deixe corar as vieiras frescas de ambos os lados e depois junte os camarões. Misture a massa com o “salteado” de vieiras e camarões e dê o último toque com folhas de coentros.

Siga a Nova Gente no Instagram