Sabores
Lisboa

Marisco reinventado

Seg, 06/06/2011 - 10:44

A Cervejaria da Esquina mistura tradição com cozinha de autor. Conheça-a.

A ideia é plena de originalidade: porque não criar um restaurante que misture a popularidade de uma cervejaria com o glamour de uma cozinha de alta qualidade? Foi esse o projecto de Vítor Sobral, agora concretizado na Cervejaria da Esquina, em Campo de Ourique. A verdade é que este não foi o primeiro resultado do pensamento inovador do chef. No mesmo carismático bairro lisboeta, o cozinheiro já tinha inaugurado a Tasca da Esquina e planeia ainda abrir outros dois restaurantes baseados na mesma ideia: a Casa de Pasto da Esquina e a Taberna da Esquina.

Outro dos grandes projectos de Vítor Sobral é a criação de um restaurante internacional português, em São Paulo, no Brasil, que deverá abrir portas no próximo mês de Junho. Mas quem quiser provar os petiscos do chef não precisa de ir ao outro lado do Atlântico. Com um preço médio entre 25 e 45 euros, podem provar-se as delícias à base de marisco que o chef prepara para os visitantes do restaurante. Os mais audaciosos até podem pedir o menu de quatro porções que a equipa de Vítor Sobral prepara, na hora, de improviso.

As iguarias preparadas com marisco serão, certamente, apreciadas por todos os que tiverem a sorte de as degustar. E, para matar a sede, nada como pedir mais uma Esquininha, que é nada mais nada menos que um pequeno copo de cerveja à pressão.

Restaurante Cervejaria da Esquina
Morada:
Rua Correia Teles, n.º 56, Campo de Ourique, Lisboa
E-mail: geral@cervejariadaesquina.com
Tel.: 213 874 644
Horário: Terça a domingo, das 9h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30
Preço médio por pessoa: 25 a 45 euros

Sugestão do chef

Panela exótica de marisco

Ingredientes: 1 l de caldo de peixe; 300 g de tomate pelado em gomos; 4 dentes de alho picado; 200 g de cebola picada; 200 g de pimento vermelho pelado em cubos; 0,5 dl de azeite virgem extra; 2 dl de vinho branco; sal marinho, pimenta de moinho e gengibre q.b.; Guarnição: 1,5 kg de camarão descascado; 3 lavagantes médios escaldados; 1 kg de amêijoas; 300 g de ananás em cubos grandes; 300 g de manga em cubos grandes; 10 espargos verdes escaldados em pedaços; 20 unidades de ervilha torta escaldada.

Confecção: Prepare um fundo em azeite com o alho, a cebola e o pimento. Molhe com o vinho branco, deixe ferver e adicione o tomate. Deixe apurar e junte o caldo de peixe tépido. Quando ferver, triture o preparado, de forma a obter um creme homogéneo. Tempere de sal e pimenta. Leve de novo o preparado ao lume e quando levantar fervura, adicione a cebola, o pimento e o gengibre. Deixe ferver cinco a seis minutos. Adicione as amêijoas, o camarão previamente temperado com sal, deixe ferver dois a três minutos e rectifique temperos. Junte os restantes ingredientes e retire do lume. Deixe repousar tapado cinco minutos antes de servir. Perfume com coentros picados ou folhas de hortelã e um fio de azeite.

Siga a Nova Gente no Instagram