Sabores
Lisboa

De inspiração regional

Seg, 23/05/2011 - 15:35

Pelas mãos do conceituado chef Duval Pestana, os pratos são de raiz algarvia com apresentação moderna.

Os azulejos do século XVIII não passam despercebidos e são a imagem do Faz Gostos. Com uma longa tradição no Algarve, o restaurante abriu portas no coração de Lisboa, na zona do Chiado, há cerca de um ano, pelas mãos de Duval Pestana, que se desdobra entre a cozinha e a gerência deste espaço com capacidade para 54 pessoas.

Pratos de inspiração regional, mas com uma apresentação moderna, o destaque vai para os filetes de peixe­-galo com arroz de lingueirão. “É um prato nada complicado, mas muito procurado. Tem o dobro das doses pedidas em relação a qualquer outro”, conta Duval Pestana à NOVA GENTE, adiantando que o objectivo é servir boa comida com produtos portugueses de qualidade.

“No Faz Gostos temos pratos de inspiração mediterrânica, com base no azeite, no alho e na cebola. Essencialmente pratos nacionais.” Com o objectivo de proporcionar uma experiência única ao cliente, algumas das iguarias são confeccionadas na própria sala de refeições. Desta forma os clientes podem ver o que vão comer.

Opte pelo menu a la carte, ou renda­-se a uma das quatro ementas de degustação disponíveis, nas quais se incluem uma entrada, um prato e uma sobremesa, com preços que variam entre os 39 e os 75,5 euros. Para acompanhar, delicie­-se com a carta de vinhos, que tem cerca de 250 referências, da responsabilidade do enólogo Virgílio Loureiro.

Restaurante Faz Gostos
Morada:
Rua Nova da Trindade, n.º 11 H/K Lisboa
Tel.: 213 472 249
Web: www.fazgostoslx.com
E­-mail: geral@fazgostoslx.com
Horário: De terça­-feira a sábado, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 00h00
Preço médio por pessoa: 40 euros

Sugestão do chef

Camarões flamejados de fricassé

Ingredientes: 7 camarões de Moçambique, caldo de marisco, 1 gema, 1/2 limão, salsa, brandy, alho e cebola, azeite, natas ligth, arroz basmati, pinhões, manteiga, flor de sal e pimenta. Confecção: Descascar e tirar a cabeça aos camarões. Picar os alhos e a cebola, que refoga em azeite virgem a baixa temperatura. Juntar os camarões, subir o lume e flamejar com o brandy. Juntar o caldo de marisco e as natas, adicionar o sal e a pimenta. Acrescentar parte do molho, gema, limão e salsa. Juntar tudo e servir com arroz branco basmati, salteado na manteiga a que se adicionou pinhões.

Siga a Nova Gente no Instagram