Nacional
Liliana Campos

Fala da menopausa precoce e confessa: «Sentia-me horrível»

Ter, 27/10/2020 - 19:40

Liliana Campos falou sobre a menopausa precoce, que a afetou antes dos 45 anos e a impossibilitou de cumprir o sonho de ser mãe. A apresentadora do Passadeira Vermelha confessou que precisou de ajuda especializada para conseguir aceitar que nunca iria conseguir ter filhos.

Liliana Campos voltou a abordar o tema da menopausa precoce esta terça-feira, 27 de outubro, no programa Casa Feliz, da SIC. A apresentadora revelou a Diana Chaves que foi difícil aceitar que não poderia ter filhos. Um sonho que tantas vezes adiou.

O rosto da SIC, diz que nunca sentiu vergonha de abordar o tema entre os que lhe são mais próximos. «Sentia sim, uma tristeza enorme. Estava a atravessar um período difícil conversas», revela, depois de contar que na altura, embora tenha encontrado o amor ao lado de Rodrigo Herédia – com quem está casada desde 2016 – a mãe sofreu um AVC que a deixou completamente dependente dela e do irmão.

«Eu e o Rodrigo tínhamos falado em ter filhos, havia essa vontade. E, na verdade, sempre acreditei que iria ser mãe». Durante esse período difícil da sua vida, devido à doença da progenitora, começou a ter um ciclo menstrual irregular, mas associava este facto «ao stress». E foi numa consulta de rotina de Ginecologia que foi confrontada, pela primeira vez, com hipótese de estar «a entrar numa pré-menopausa». Tinha 43/44 anos.

Como queria realizar o desejo da maternidade ainda iniciou alguns tratamentos de estimulação dos ovários, mas quando o médico lhe disse que teriam de passar para o passo seguinte, «a fase da fertilização» desistiu. «Achei que não ia conseguir. Não tinha estrutura emocional avançar e desapareci. Nunca mais fui… só mais tarde falei com o médico», conta Liliana Campos.

«Fechei-me em mim», diz Liliana Campos

O passo seguinte foi de isolamento. «Fechei-me em mim. Quando a minha mãe partiu ainda me questionei:’Será que é agora?’. Só que era tarde». Liliana não esconde que precisou de ajuda especializada. «Fiz muitas terapias complementares que me ajudaram a aceitar que não iria ser mãe. Algumas pessoas, diziam-me: ‘Mas podes adotar’. O Rodrigo disse-me que não sabia se seria capaz de amar uma criança adotada como ama os filhos. Se estás com uma pessoa e ela te diz isso, se avanças, se calhar estás a colocar em causa a tua relação», revelou a Diana Chaves, perguntando: «Será que não o deves fazer se é o teu sonho? Fica muita coisa a girar na tua cabeça».

Sintomas da menopausa

Entre os sintomas da menopausa, Liliana refere que teve afrontamentos, falta de sono ou falhas na menstruação. «Comecei a sentir o meu corpo a mudar. Não engordei, mas sentia gordura onde antes não tinha. As maminhas cresceram… sentia-me horrível e queria fazer uma redução mamária.» Após uma consulta de Smart Aging, tudo mudou. «Nos primeiros 15 dias de medicação senti logo muitas alterações.» A apresentadora, no entanto, diz que é preciso reforçar também os cuidados com a pele, que sofre alterações.

«Não deixes que a menopausa pare a tua vida», avisa Liliana Campos que, «se soubesse o que sabe hoje, tinha congelado óvulos. Temos muitos planos para a vida, mas a vida tem planos para nós».

LEIA AINDA: Liliana Campos justifica desconforto durante emissão do Passadeira Vermelha

VEJA TAMBÉM: De lágrimas nos olhos, Liliana Campos assume: «Se alguma vez pensei em suicídio? Pensei»

Texto: Carla S. Rodrigues; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram