Realeza
Letizia

Mais perto do trono

Qua, 24/03/2010 - 11:14

A princesa das Astúrias representará sozinha, pela primeira vez, a coroa espanhola no estrangeiro. No acto oficial, na Alemanha, mostra que já não precisa de Felipe para ser princesa!

Dia 1 de Março, a princesa das Astúrias dá um grande salto no seu percurso, enquanto futura rainha dos nuestros hermanos. Letizia vai representar sozinha, pela primeira vez, a casa real espanhola no estrangeiro. O país contemplado pela sua visita é a Alemanha, que, como se sabe, nutre uma admiração especial pela antiga jornalista. A aristocrata, de 37 anos, vai a Berlim, como convidada de honra para assistir à cerimónia de entrega do Prémio Eva Louise Köhler de Investigação sobre Doenças R­aras.

Nesta altura, recorde-se, Espanha anda irritada com a sua família real. Recentemente, foi levantada a polémica s­obre as (alegadas) entrevistas dos príncipes ao El Mundo e à Vanity Fair – que parecem ter desagradado Juan Carlos e os seus súbditos e até os reis foram (literalmente) apupados na final da Taça do Rei de basquetebol. A “promoção” de Letizia é encarada como um abrilhantar da imagem da família real, que tem sido posta em causa nos últimos tempos.

O novo compromisso mostra que a mulher de Felipe está apta a representar o país fora de teritório nacional, sem a companhia do marido. Ressalve-se que tudo aconteceu em cinco anos, após ter sido formalmente anunciada como noiva do herdeiro ao trono e em que foram insurgidas as primeiras dúvidas sobre se seria a mulher ideal para Felipe. Como tal, questionou-se se seria a nora exímia a quem Juan Carlos e S­ofia deveriam confiar tão distintas funções da coroa espanhola.

Fotos: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram