Nacional
Leonor Poeiras

O drama da surdez que levou ao afastamento da televisão

Sex, 17/07/2020 - 19:47

Leonor Poeiras está no centro da polémica após ter revelado que foi «dispensada» pela TVI e que o soube através das redes sociais. O afastamento da apresentadora prende-se também com um problema de saúde: a surdez

Leonor Poeiras surpreendeu os telespectadores ao revelar, esta quinta-feira, dia 16 de julho, que foi dispensada da TVI. O último programa que apresentou foi a 13 de maio, quando substituiu Fátima Lopes em A Tarde É Sua, porém, o afastamento da televisão já vinha a acontecer nos últimos tempos. Tudo devido a um problema de saúde contra o qual tem batalhado: a surdez.

A apresentadora, de 40 anos, confessou, em abril deste ano, numa entrevista a Rui Maria Pêgo e Ana Martins, na Rádio Comercial, sofrer deste problema que a levou a abandonar a apresentação do programa Somos Portugal, da TVI. Desde então se sentia um mal estar no canal, que culminou quando soube através das redes sociais que estava fora da segunda edição do programa Cabelo Pantene – O Sonho, apresentado esta última vez por Luís Borges e Ana Sofia Martins. «Soube pelas redes sociais que tinha sido dispensada do programa», revelou a apresentadora ao holofote.

«Eu recentemente deixei de fazer o Somos Portugal. Foram oito anos e meio, que chegaram ao fim no ano passado», começou por referir, para, de seguida, explicar o que a levou a tomar essa decisão.

«Eu terminei no programa de Lisboa, sem fazer grandes anúncios, mas foi uma decisão que eu tive de tomar dentro de mim. E o Somos Portugal era a coisa mais certa que eu tinha na minha vida, nos últimos anos. Terminei-o por várias razões. Não consigo, não quero continuar a fazer, não devo, e isto tem a ver com questões de saúde também. Eu sou surda do ouvido direito. Eu ensurdeci. Foi um episódio de surdez súbita há quatro anos», contou.

«Estou praticamente sem ouvir nada»

Apesar de desconhecer a razão que a levou a sofrer deste problema, Leonor Poeiras confessou que tem lidado com a perda de audição de uma forma mais tranquila. Contudo, sempre teve consciência de que a sua carreira profissional podia ser afetada com o sucedido.

A apresentadora disse não se ter apercebido do que estava a acontecer, no entanto, o facto de estar «há não sei quantos dias a pôr o telefone para o outro lado [o ouvido que não estava afetado]» lhe despertou alguma atenção e, duas semanas depois, dirigiu-se ao médico.

«Quando fui já era uma situação avançada, cerca de 70% de surdez, e percebemos, ao longo dos meses, que era irreversível. A situação agravou-se nos últimos anos porque estou muito exposta ao ruído a fazer o Somos Portugal, e tive de parar. Foi uma decisão pessoal. Estou praticamente sem ouvir nada e não posso porque é o ouvido onde eu ponho o auricular quando trabalho em televisão», explicou.

Questionada por Rui Maria Pêgo sobre o que sentiu no momento em que soube do problema que atravessava, Leonor não teve problemas em confessar que «foi tristíssimo». «Foi um dia realmente triste para mim. Foi no dia 2 de agosto, foi nesse dia que eu percebi. Chorei copiosamente para aí durante uma hora e tal. Nesse dia passei a noite a ouvir música aos berros, tipo despedida», revelou.

De estrela em ascensão ao desaire de Quem Quer Casar com o Meu Filho

Leonor Poeiras vê-se, agora, afastada de todos os conteúdos do canal e, em entrevista ao Holofote, confessa mesmo que «não se identificar» com as escolhas de Nuno Santos, agora diretor-geral da TVI.

Outrora um dos rostos mais emblemáticos do entretenimento da estação de Queluz de Baixo, Leonor Poeiras conduziu formatos como o reality show Fear Factor, em 2004, o concurso Quem Quer Ganha, o talent show Rising Star – A Próxima Estrela. Apresentou os programas diários de várias edições da Casa dos Segredos e, entre 2011 e 2019, fez parte do naipe de apresentadores do programa Somos Portugal. Em 2019, foi o rosto de um dos maiores flops dos últimos anos da estação de Queluz de baixo, Quem Quer Casar com o Meu Filho?, reality show que foi cancelado pouco tempo depois da estreia.

Texto: Mariana de Almeida com Marisa Simões; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram