Internacional
Kathryn Bigelow

Fez história

Ter, 16/03/2010 - 15:44

A ex-mulher de James Cameron foi a primeira mulher a ganhar o Óscar de Melhor Realizador com o filme Estado de Guerra. Kathryn, 58 anos, destornou o ex-marido, um dos preferidos na corrida com o campeão de bilheteiras Avatar.

Desde o inicio da cerimónia que parecia ter a plateia inteira a torcer por ela. Até o próprio James Cameron, o ex-marido que também estava na corrida para a categoria de Melhor Realizador com o filme Avatar, declarou que não se importava que Kathryn Bigelow vencesse a estatueta.
Se James Cameron estava ou não a ser genuíno é difícil saber, certo é que a mais apoiada acabou mesmo por se tornar na grande vencedora da noite. Em 82 anos de Óscares nunca uma representante do sexo feminino tinha sido eleita na categoria de Melhor Realizador.Foi um feito que outras – Lina Wertmuller, Jane Campion e Sofia Coppola – estiveram a um passo de alcançar mas que não tiveram a sua sorte e sucesso.
A critica prefere não exaltar o que é óbvio – que ela fez história  no Dia da Mulher, a 8 de Março – garantindo que Estado de Guerra (Hurth Locker) é um bom filme mas que não é de todo o melhor filme da sua carreira. Quer se queira ou não, Kathryn Bigelow (que começou a carreira como pintora e entrou no Mundo do cinema por via da arte), fez história aos 58 anos.

Fotos: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram