Nacional
Júlia Pinheiro

Sofre pela mãe: «Quando a vi perdida numa maca cravou-se uma garra no meu coração»

Ter, 20/08/2019 - 22:14

Júlia Pinheiro desabafa com Cristina Ferreira sobre o estado de saúde da mãe. Aurea Pinheiro sofreu um AVC «severo» em março

A mãe de Júlia Pinheiro sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) «severo» a 3 de março passado. Ao longo destes últimos seis meses, tem vindo a recuperar e a apresentadora mantém-se radiante com as conquistas de Aurea Pinheiro, de 80 anos, como já referiu algumas vezes. «Voltou a andar, já tem um discurso coerente e, hoje, exigiu que eu lhe comprasse um chapéu, uns óculos de sol e um perfume (…). Estou tão feliz por este sorriso maroto», desabafava Júlia, em maio.

Esta terça-feira de manhã, quando participou n’O Programa da Cristina, da SIC, para falar da vida depois dos 50 anos, Júlia Pinheiro admitiu perante Cristina Ferreira que «o que custa mais» com o passar da idade é ver «aqueles que foram os protetores e eram a retaguarda passaram a ser, a partir de uma determinada altura, os filhos». «A minha mãe passou a ser minha filha e isso custa-me um bocadinho», confessou, contando que, nesta altura, é ela quem «toma decisões» pela progenitora.

Quando a mãe sofreu o AVC, a mãe de Rui Maria Pêgo escreveu no seu blogue como tudo aconteceu e o sentimento de impotência que a dominou. «Quando a vi, alheada e perdida numa maca, já na ambulância, cravou-se uma garra no meu coração. Não parecia ela, a mulher altiva que me educou. Estava desprotegida e perdida no nevoeiro de um cérebro afetado, locomoção comprometida e sem reconhecer ninguém. Foi um dia de pesadelo. Por não saber se havia futuro, por não saber se esse futuro seria aceitável para a formidável mulher que me deu à luz», relatou.

«Tu trabalhaste o dia todo e o Manel interrompeu as férias»

Júlia Pinheiro aproveitou a ocasião para agradecer a atitude de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha quando, em junho de 2010, o seu pai, Hélder Pinheiro, perdeu a vida, vítima de cancro. Na época, estavam os três na TVI – Cristina e Goucha nas manhãs e a colega nas tardes.

«Nesse dia, tu foste maravilhosa. Trabalhaste umas nove horas para poderes fazer a manhã e a tarde porque eu faltei. Tu e o Manel… Nunca me hei-de esquecer. Tu trabalhaste o dia todo e o Manel interrompeu as férias. Nunca me vou esquecer, estarei eternamente grata», disse agora Júlia a Cristina.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram